05-03-2019

INEM promove Recertificação de Tripulante de Ambulância de Socorro a parceiros do sistema

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do seu Centro de Formação da Delegação Regional do Norte, realizou mais dois Cursos de Recertificação de Tripulante de Ambulância de Socorro (RTAS) dirigidos  a vários elementos de Corpos de Bombeiros da Região Norte do País, entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2019.

 

Estiveram presentes formandos(as) das várias corporações de Bombeiros Voluntários, designadamente Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Moimenta da Beira, Monção, Montalegre, Riba de Ave, Sernancelhe, Vila Real-Cruz Verde, Vila Verde, Areosa-Rio Tinto, Baião, Braga, Gondomar, Leixões, Nespereira, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Ponte de Lima, Vale de Cambra, Vizela e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Gaia.

 

O curso TAS tem uma carga horária de 210 horas e é constituído por cinco módulos que abordam temáticas diversas, tais como abordagem à vitima, emergências médicas ou técnicas de trauma. Já a recertificação tem uma carga horária de 35 horas. Esta formação é um requisito legal para tripular ambulâncias de socorro – ambulâncias tipo B.

 

O INEM tem como uma das suas principais atribuições a formação em emergência médica. Nesse sentido, através dos diversos centros de formação, o INEM continua a colaborar na formação dos seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica, designadamente Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, estreitando laços nesta vertente da emergência pré-hospitalar.

imagem do post do INEM promove Recertificação de Tripulante de Ambulância de Socorro a parceiros do sistema
Voltar