Segurança do Doente: INEM mantém aposta na formação contínua
No passado dia 17 de janeiro, decorreu na Delegação Regional do Centro, em Coimbra, mais uma formação dirigida aos profissionais do INEM. Promovida pela Comissão de Segurança do Doente do INEM, a formação foi dirigida a cerca de 20 profissionais e incidiu na temática da Segurança do Doente no Pré-Hospitalar.
O acesso a cuidados de saúde de qualidade, durante todo o tempo e em todos os níveis da prestação, é um direito fundamental do cidadão, a quem é reconhecida toda a legitimidade para exigir qualidade nos cuidados que lhe são prestados.
O Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020 inscreve-se no quadro de uma política pública contra os fatores contribuintes para a ocorrência de incidentes de segurança associados à prestação de cuidados de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.
Englobado neste Plano Nacional, o INEM implementou a Comissão de Segurança do Doente (CSD). Esta comissão tem como objetivo promover e coordenar o desenvolvimento, implementação e avaliação de instrumentos, atividades e programas de melhoria contínua da qualidade clínica e organizacional das unidades/equipas, analisar e divulgar a qualidade da prestação de cuidados de saúde.
A CSD do INEM é ainda responsável por várias ações ao nível nacional, no âmbito da formação e melhoria contínua, orientada a todos os prestadores de cuidados do pré-hospitalar.
