08-01-2019

INEM ministra formação para potenciar colheita de órgãos para transplantação

O Centro de Formação da Delegação Regional do Centro do INEM realizou um conjunto de quatro formações com vista à implementação do Programa de Paragem Cardiorrespiratória Refratária e Colheita de órgãos em Dador em Paragem Cardiocirculatória Não Controlada.

 

Esta formação, ministrada conjuntamente com o Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), teve como objetivo a contextualização dos operacionais das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) sobre o desempenho esperado dos serviços de emergência pré-hospitalar e a sua articulação com o Serviço Hospitalar de referência (CHUC) na operacionalização do projeto «Programa de Colheita de Órgãos em Paragem Cardiocirculatória».

 

De acordo com o Despacho n.º 9731/2018 de 17 de outubro, e no sentido de continuar a investir em políticas de saúde na área da transplantação, que permitam aumentar o número de órgãos disponíveis para transplantação e, consequentemente, o número de transplantes em Portugal, este programa determina o alargamento do projeto-piloto destinado a otimizar a doação de órgãos em dador em paragem cardiocirculatória refratária ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

Este tipo de programas tem vindo a ser implementado em Portugal desde 2016, com a criação no Centro Hospitalar de São João, no Porto, do programa-piloto. Os resultados positivos obtidos fez com que fosse alargado aos Centros Hospitalares de Lisboa, sendo agora também estendido ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

Os programas de colheita de órgãos em vitimas de paragem cardiocirculatória não controlada requerem o trabalho integrado de várias instituições do Serviço Nacional de Saúde, desde as unidades hospitalares ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), tendo o INEM, e as suas equipas pré-hospitalares, um papel fulcral em todo este processo .

imagem do post do INEM ministra formação para potenciar colheita de órgãos para transplantação
Voltar