Site do INEM com acessibilidade máxima para pessoas com deficiência
O sitio da internet do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu destaque numa notícia do Jornal Público acerca da acessibilidade de sites da Administração Pública.
O site do INEM recebeu nota máxima na classificação efetuada pela ferramenta AcessMonitor da Fundação para Ciência e Tecnologia dado que é totalmente acessível a pessoas com deficiência. Esta ferramenta dispõe de uma bateria de testes elaborada de acordo com as normas WCAG 2.0, que validam práticas de acessibilidade.
Os sites acessíveis podem ajudar os cidadãos com necessidades especiais a participar de uma forma mais ativa na sociedade. O INEM, juntamente com a SPMS, mantém esta nova versão do site online desde junho de 2017, e a acessibilidade a pessoas com deficiência foi sempre uma preocupação destas equipas.
Portugal foi o primeiro estado-membro na União Europeia a adotar as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web, versão 1.0 a 26 de Agosto de 1999. Ao nível mundial, Portugal foi o quarto país, logo após do Canadá, os Estados Unidos da América e a Austrália.
