20-12-2018

Masstraining em Suporte Básico de Vida dedicado a equipa do Helicóptero

O Centro de Formação da Delegação Regional do Sul dinamizou uma ação de ensino e treino de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) dirigida a 450 alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere. Este foi o maior mass training organizado pelo Centro de Formação da Delegação Regional do Sul do INEM em número de participantes, e é dedicado à Equipa do INEM que perdeu a vida em missão.

 

O responsável por esta ação, Enfermeiro Hélder Ribeiro, quis que esta ação ficasse associada para a posteridade aos quarto colegas que perderam a vida no passado sábado no acidente com o Helicóptero do INEM. Nas palavras do responsável “ celebramos assim a vida num período ainda penoso e difícil para a família INEM, sentimos estas perdas com a inquietude e a incerteza que a vida nos proporciona, mas garantimos que a vivemos numa partilha franca e contínua de ideais, de empenho e dedicação. Diremos agora com orgulho “Este foi por vós”.

 

Esta ação, que teve a colaboração da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o ACES Médio Tejo e outros agentes de proteção civil locais, ensinou a realizar manobras de SBV , de desobstrução de via-aérea e colocação de uma vítima em Posição Lateral de Segurança (PLS), manobras fundamentais para socorrer prontamente vítimas inconsciente e/ou em paragem cardiorrespiratória. Estudos demonstram que a probabilidade de sobrevivência das vítimas aumentam substancialmente quando estas manobras são executadas logo após o sucedido.

 

Este masstraining teve ainda a particularidade de ter batido o record de participantes nas ações realizadas pelo Centro de Formação da Delegação Regional de Sul, o que é demonstrativo do empenho do INEM na construção de uma cidadania mais responsável.

imagem do post do Masstraining em Suporte Básico de Vida dedicado a equipa do Helicóptero
Voltar