Continuar a Missão: Para que outros vivam!
É nos momentos mais difíceis que devemos celebrar a vida! Foi isso que aconteceu no passado dia 18 de dezembro, onde a Ambulância de Emergência Médica e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação da Figueira da Foz foram chamados para prestar assistência a uma mulher que tinha iniciado o trabalho de parto de um bebé com 33 semanas de gestação, na localidade de Regalheiras, na Figueira da Foz.
Quando estes meios chegaram ao local, o pequeno Mateus já tinha nascido, tendo a equipa do INEM prestado assistência ao neonato e à mãe. Após estabilização, foram ambos transportados para o Hospital Distrital da Figueira da Foz, tendo sido transferidos posteriormente para a Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra.
Esta transferência foi efetuada pelo serviço de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico do INEM, garantindo desta forma o transporte com acompanhamento médico adequado ao bebé prematuro até à unidade de saúde onde ficou aos cuidados da unidade de neonatologia.
“Para que outros vivam” é o lema da Esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa, responsável pela busca e salvamento aéreos em áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal, mas pode ser também aplicado ao trabalho do INEM e das suas equipas, que diariamente ajudam a salvar vidas.
Neste caso em concreto, ajudaram a que o pequeno Mateus tivesse, desde os primeiros minutos de vida, direito a cuidados de saúde altamente diferenciados.
