06-12-2018

INEM apresenta projetos e estudos em Congresso de Emergência Médica

O INEM esteve presente no Congresso Científico Status 5 – Trauma, Emergência, Reanimação – o estado da arte, que se realizou nos passados dias 30 de novembro e 1 de dezembro em Lisboa. Este congresso, que foi organizado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de S. José, contou com três palestras do INEM.

 

A Médica Filipa Barros, do Departamento de Emergência Médica, apresentou o projeto do INEM “iTEAMS” que deu a conhecer uma ferramenta de registo clínico que se encontra em estudo no INEM.
O Enfermeiro Luís Ladeira deu a conhecer a “Via Verde Reanimação”, projeto que pretende dar uma resposta de melhor qualidade a situação de paragem cardiorrespiratória (PCR), revertendo a situação sempre que possível, particularmente nos casos de PCR refratária. Este projeto já foi inclusivamente distinguido com o 1º prémio “Healtcare Excellence”.

 
O Enfermeiro Pedro Vasconcelos abordou na sua apresentação o tema “Pressão positiva – mais e melhor”, dando a conhecer o uso da técnica CPAP (Continuous Positive Airway Pressure – pressão positiva continua na via aérea) que possibilita a doentes que apresentem dificuldade respiratória aguda de origem cardíaca um prognóstico mais favorável.

 

O INEM demonstrou neste congresso a excelência do trabalho que desenvolve, procurando sempre otimizar soluções para prestar melhores cuidados de emergência pré-hospitalar aos cidadãos.

imagem do post do INEM apresenta projetos e estudos em Congresso de Emergência Médica
Voltar