Centro Hospitalar de Leiria promove seminário com o tema “Conversas forenses no pré e intra-hospitalar”

Dia 7 de dezembro, sexta-feira, no Teatro-Cine de Pombal

 

O Centro Hospitalar de Leiria dinamiza no próximo dia 7 de dezembro o seminário “Conversas forenses no pré e intra-hospitalar”, onde serão abordados o enquadramento ético-legal das ciências forenses no meio hospitalar, as boas práticas para a conservação de provas nas fases pré e intra-hospitalar, e os desafios nesta área em Pediatria e nos serviços de urgência. O encontro tem lugar no Teatro-Cine de Pombal, a partir das 9h30.

 

A comissão organizadora, composta por equipas do Serviço de Urgência do Hospital Distrital de Pombal, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, do INEM, e do ACES Pinhal Litoral, explica a importância das ciências forenses que permitem, por exemplo, através da «aplicação da biologia na resolução de crimes, estudando a sucessão de insetos necrófagos presentes no cadáver», e do uso da «genética forense – estudo do ADN – para apoiar a resolução de casos criminais».

 

O encontro terá início abordando as atividades da Medicina Legal, as boas práticas na preservação em contexto pós-morte e a cadeia de custódia, seguindo-se, às 11h00, a sessão de abertura. Às 11h30, o painel dedicado às boas práticas na preservação de provas no pré e intra-hospitalar foca a importância da preservação e da recolha de provas em contexto pré-hospitalar; a gestão das emoções dos profissionais; e a preservação, recolha e documentação de provas num serviço de urgência.

 

Depois da pausa para o almoço, os trabalhos serão retomados às 14h30 com o painel dedicado aos desafios futuros. Será apresentada a realidade atual da Urgência Pediátrica do CHL sempre que surge um caso forense, assim como a realidade regional no que toca às denúncias de situações de abuso em crianças e jovens, violência de género e violência sobre idosos. Será ainda perspetivado o futuro dos Serviços de Urgência do CHL no que toca ao acolhimento e acompanhamento destes casos.

 

Fonte: Centro Hospitalar de Leiria

imagem do post do Centro Hospitalar de Leiria promove seminário com o tema “Conversas forenses no pré e intra-hospitalar”
Voltar