28-11-2018

INEM realiza Mass Training de SBV na Escola Secundária de Valpaços

O Instituto Nacional de Emergência Médica, em parceria com a Câmara Municipal de Valpaços, realizou no passado dia 15 de novembro, uma ação de Mass Training em Suporte Báscio de Vida para 230 alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Valpaços.

 

Esta teve como objetivo ensinar os participantes a agir em casos de emergência médica, nomeadamente saber efetuar corretamente manobras de reanimação.
Uma ação de Mass Training tem a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias centenas de pessoas, uma vez que a ação é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Os participantes são organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo realizada uma primeira demonstração para que todos os participantes tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos.

 

No final da ação, é expectável que os participantes consigam reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, alertar os serviços de emergência e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida.

 

O INEM vê neste tipo de iniciativa uma oportunidade de incutir na sociedade civil a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de Cadeia de Sobrevivência.

 

A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.

imagem do post do INEM realiza Mass Training de SBV na Escola Secundária de Valpaços
Voltar