Criação do Serviço Nacional de Ambulâncias foi há 47 anos.
A 22 A de novembro de 1971 é criado, no Ministério do Interior, o Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA), a génese da Emergência Médica Pré-hospitalar e do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) tal como os conhecemos hoje. Em 1981 o SNA é extinto e dá lugar ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Com a criação do SNA em 1971, foram definidos os postos de Ambulâncias do SNA, dotados com ambulâncias medicalizáveis, equipamento sanitário e de telecomunicações e entregues à colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP) nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal. Nas restantes áreas, as ambulâncias foram entregues a Corporações de Bombeiros.
Desde 1947 que a prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar tem evoluído para que o cidadão receba a melhor assistência em caso de doença súbita ou acidente.
O INEM tem o privilégio de contar nos seus quadros de pessoal com duas trabalhadoras que transitaram do SNA para o INEM.
Odete Rato ingressou em 1976 no SNA, transitando depois para o INEM, tendo trabalhado em diversos departamentos e gabinetes desde então. Atualmente trabalha no Centro de Informações Antivenenos (CIAV) e confessa que “Nunca quis mudar. Sempre me senti bem nesta casa e por cá espero continuar!”
Delfina Laurentino foi quem datilografou o Decreto-Lei que criou o SNA. Mais tarde, transitou para os serviços de Tesouraria e desde então tem estado ligada ao serviços financeiros. “Vesti a camisola do INEM desde a primeira hora! Fico contente e orgulhosa por cada momento bom do nosso Instituto!”
O INEM tem a sorte de contar com estes, entre muitos outros, exemplos de dedicação ao serviço. Obrigado!
