INEM participou no Congresso Nacional de Emergência Pré-hospitalar da Madeira
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) colaborou com a Secretaria Regional de Saúde e com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Região Autónoma da Madeira na organização do 1º Congresso Nacional de Emergência Médica Pré-Hospitalar, sob o lema “este mar que nos une”. O evento decorreu nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2018 na ilha da Madeira.
O INEM e o SRPC da Madeira assinaram, em 2017, um protocolo de colaboração com vista a fomentar a cooperação entre as duas entidades nos variados domínios da emergência médica pré-hospitalar.
Por conseguinte, o Serviço de Emergência Médica Regional da Madeira, organismo na dependência do SRPC, abraçou o desafio de, em parceria com o INEM, contribuir para a construção de mais uma ponte, organizando, pela primeira vez na Madeira, o Congresso Nacional de Emergência Médica Pré-Hospitalar sob o lema “este mar que nos une”.
O programa foi idealizado de forma a garantir a maior abrangência possível, e foram abordados alguns temas como a paragem cardiorrespiratória, o trauma, as vias verdes, a catástrofe e as novas tecnologias ao serviço da emergência. Do programa do Congresso fez ainda parte um Exercício “Mass Rescue Operation” a bordo de um navio.
Este congresso contou com palestras de vários profissionais do INEM. Luís Meira , Presidente do Conselho Diretivo do INEM, realizou uma comunicação que abordou as ameaças e desafios da atividade de emergência médica pré-hospitalar; Paula Neto, médica, foi encarregue de dar a conhecer o Helitransporte em operações de resgate em larga escala. Filipa Barros, médica, realizou uma palestra sobre os registos clínicos realizados pelo INEM. Já Filipa Sabino, do Departamento de Formação em Emergência Médica, abordou a formação em emergência médica nas suas múltiplas vertentes e Jacinta Gonçalves, Psicóloga do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise, fez uma abordagem acerca do trabalho realizado pela equipa psicólogos do INEM. Por último, Fátima Rato, médica responsável pelo Centro de Informação Antivenenos do INEM, moderou uma Mesa Redonda que abordou os Sistemas de Informação em Emergência.
O congresso contou com cerca de 300 participantes.
