15-11-2018

Enfermeiros de Suporte Imediato de Vida do Norte recertificados

O Centro de Formação da Delegação Regional do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou nos passados dias 4, 5, 12 e 13 de novembro um Curso de Recertificação de Enfermeiros de Suporte Imediato de Vida (SIV).

 

Esta formação tem como objetivo rever ou atualizar conhecimentos e demonstrar competências já adquiridas na área da emergência médica pré-hospitalar. Com a duração de 35 horas, esta ação de formação compreende uma componente teórica, que tem como propósito a revisão ou atualização de conteúdos essenciais à prática profissional no contexto do meio SIV.

 

No entanto, esta é uma formação que assenta, maioritariamente, numa componente prática baseada no treino e simulação de casos clínicos, representando momentos privilegiados para a reflexão sobre a própria prática profissional e a troca de experiências entre pares. O curso está dividido em dois módulos, sendo que o primeiro módulo corresponde ao curso de Suporte Avançado de Vida e o segundo módulo à recertificação de competências SIV.

 

O curso de recertificação de Enfermeiros SIV resulta de um esforço conjunto entre o Departamento de Formação de Emergência Médica e a Direção de Enfermagem do INEM, no sentido de contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de saúde. Está previsto que seja frequentado a cada cinco anos pelos Enfermeiros que integram as tripulações deste meios de emergência diferenciados do INEM.

 

Revalidaram as suas competências nesta primeira ação, 12 enfermeiros da Delegação Regional do Norte que integram as Ambulâncias SIV de Amarante, Arcos de Valdevez, Fafe, Gondomar, Lamego, Mirandela, Montalegre e Vila do Conde/Póvoa do Varzim.

imagem do post do Enfermeiros de Suporte Imediato de Vida do Norte recertificados
Voltar