14-11-2018

INEM participa em simulacro no Aeroporto do Porto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) participou no passado dia 8 de novembro num grande simulacro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Este exercício pretendeu testar e familiarizar os diversos Agentes de Proteção Civil com as ações previstas nos planos de emergência daquela estrutura aeroportuária.

 

O INEM, enquanto entidade responsável pela atuação coordenada da área da saúde, ficou encarregue de coordenar toda a vertente de emergência médica pré-hospitalar, designadamente a triagem, a estabilização, o socorro e encaminhamento das vitimas para as Unidades Hospitalares de referência.

 

O exercício envolveu diversas entidades, INEM, ANPC – CDOS do Porto, PSP, GNR, SEF, Corpos de Bombeiros do Distrito do Poto e ainda o Centro Hospitalar de São João, o Centro Hospitalar Universitário do Porto, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

 

O dispositivo do INEM contou com 43 profissionais, entre Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) e elementos de Logística, apoiados por cinco Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), três Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) três Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) duas Viaturas de Intervenção em Catástrofe (VIC) que operacionalizaram dois Postos Médicos Avançados (VIC).
Participaram ainda do exercício mais de 30 ambulâncias de socorro pertencentes aos parceiros do INEM no Sistema Integrado de Emergência Médica.

imagem do post do INEM participa em simulacro no Aeroporto do Porto
Voltar