INEM participa no exercício “A Terra Treme” na Escola Secundária Jorge Peixinho
O INEM marcou presença num Exercício Nacional que decorreu na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, no passado dia 5 de novembro.
Esta escola foi escolhida para assinalar esta iniciativa que foi apadrinhada pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Neste evento estiveram representados todos os Agentes de Proteção Civil, que reforçaram a necessidade de desenvolver nos portugueses uma verdadeira cultura de segurança, alertando assim para a importância de elevar o patamar preventivo da proteção civil.
Baixar, proteger e aguardar foram os três gestos, essenciais em caso de sismo, praticados no âmbito do exercício “A Terra Treme”, a partir das 11h05 com alunos, professores e pessoal não docente.
As centenas de alunos, após a evacuação das salas de aula, e restante comunidade educativa juntaram-se depois no pátio da escola, onde decorreu uma atuação de estudantes do Conservatório Regional de Artes do Montijo, que interpretaram a obra Sine Nomine, de Jorge Peixinho. Houve ainda lugar a uma demonstração cinotécnica pela PSP e GNR e uma exposição de meios dos diversos agentes de proteção civil (ambulâncias, carros de combate a incêndios, entre outros) no recinto da escola completaram o leque das atividades que se prolongaram também pela parte da tarde.
O exercício nacional “A Terra Treme” foi promovido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil com o objetivo de alertar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, os quais podem salvar vidas.
