22-10-2018

INEM distinguido com o primeiro prémio da iniciativa “Healthcare Excellence”

O INEM recebeu o 1º prémio “Healthcare Excellence”, uma iniciativa que distingue projetos que evidenciem melhoria da qualidade de serviços de saúde prestados aos utentes. A “Via Verde Reanimação” do INEM é um projeto que, na sua génese, pretende dar uma resposta de melhor qualidade a situação de paragem cardiorrespiratória (PCR), revertendo a situação sempre que possível, particularmente nos casos de PCR refratária. Não sendo possível a reversão da situação, procura preservar os órgãos da vítima para aumentar o número de transplantações. 

 

O INEM tem, ao longo dos últimos anos, investido na formação das equipas de emergência médica em suporte básico de vida, desfibrilhação automática externa e suporte avançado de vida e, simultaneamente, tem reforçado a disponibilidade de equipamentos nos meios de emergência médica e implementado protocolos de atuação e a articulação com os serviços de urgência hospitalares e unidades especializadas. Paralelamente, tem acompanhado a evolução do conhecimento em ressuscitação cardiorrespiratória, modificando e adaptando a formação e as práticas à luz das atualizações internacionais.

 

Foi neste contexto que o Instituto se aliou a vários parceiros, designadamente ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e várias Unidades de Saúde do SNS, para garantir a realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar a vítimas de PCR refratária, através do rápido acesso a medidas terapêuticas avançadas, nomeadamente técnicas de oxigenação extracorpórea. Deste modo é possível aumentar as possibilidades de reversão da PCR refratária e, sempre que tal não é possível, dignificar a morte das vítimas, perpetuando a vida através da disponibilidade de órgãos viáveis para transplantação.

 

Este projeto exigiu a aquisição de dispositivos de compressão torácica mecânica pelo INEM, a sua introdução nos meios de emergência médica e a formação dos operacionais para a correta utilização destes dispositivos. Foi igualmente necessário definir e operacionalizar o circuito de todo este processo, desde a chamada 112, até à chegada da vítima à sala de reanimação.

 

A “Via Verde Reanimação” começou como projeto-piloto em 2016, envolvendo o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Norte e o Centro Hospitalar de São João e, ainda, as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) da região do grande Porto. Dos 36 casos de paragem cardiorrespiratória refratárias encaminhadas pelo INEM para este Centro Hospitalar no período de um ano, foram recuperadas quatro vidas, feitas 44 doações e realizados 33 transplantes renais, números que vieram superar largamente as expectativas iniciais que existiam em relação ao projeto.
O mesmo método do projeto-piloto foi, entretanto, aplicado na região da grande Lisboa.

 

Mas o INEM não esgotou ainda este projeto. Em 2018 investiu já na aquisição de compressores torácicos para a totalidade dos meios de suporte avançado de vida (44 VMER e 4 helicópteros) e na formação dos médicos do CODU e dos operacionais das VMER e do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica. Este investimento irá permitir, muito em breve, que a região de Coimbra também possa ser incluída no projeto.

 

imagem do post do INEM distinguido com o primeiro prémio da iniciativa “Healthcare Excellence”
Voltar