19-10-2018

INEM acompanha Nobre Casa da Cidadania: Cidadão Nobre nas Escolas

O Instituto Nacional de Emergência (INEM) participou no passado dia 17 de outubro, numa ação de sensibilização promovida pela Nobre Casa da Cidadania na Escola Básica nº1 Engenheiro Duarte Pacheco, em Lisboa.

 

Com o objetivo de promover a cidadania junto dos mais jovens, a Nobre Casa de Cidadania desenvolve, desde 2015, o projeto Cidadão Nobre nas Escolas, que junta no mesmo espaço um membro do Conselho Institucional, neste caso o INEM, e um Cidadão Nobre.

 

Na Sebenta dos Atos Nobres encontram-se propósitos como: “respeito todas as pessoas e trato todos de forma igual”; “cuido de mim e de todas as pessoas, animais e natureza à minha volta”; “partilho o que tenho, pode ser só um sorriso ou um abraço”; “não faço aos outros o que não gosto que me façam a mim”.

 

Esta ação serviu ainda o objetivo de sensibilizar os alunos daquela escola acerca da importância de ligar 112 e responder a todas as questões colocadas, colaborando com os serviços de emergência médica.

 

Foi com muito agrado que o INEM constatou que as crianças daquela escola detinham um grande conhecimento dos temas abordados, respondendo prontamente a todas as questões colocadas. O INEM acredita que através da educação e formação dos cidadãos se consegue promover uma utilização adequada dos serviços de emergência médica em Portugal.

 

O INEM é um dos membros integrantes do Conselho Institucional da Nobre Casa da Cidadania, uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer e homenagear os cidadãos autores de Atos Nobres e, através desses exemplos, estimular e motivar à Cidadania, contribuindo para a melhoria cívica do indivíduo e da sociedade.

 

imagem do post do INEM acompanha Nobre Casa da Cidadania: Cidadão Nobre nas Escolas
Voltar