Novos Secretários de Estado

Francisco Ramos e Raquel Duarte tomaram posse esta quarta-feira, dia 17 de outubro de 2018, como Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e Secretária de Estado da Saúde, respetivamente.

 

Francisco Ventura Ramos, nascido em Lisboa em 1956, era, desde 2012, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

 

O seu percurso na saúde começou em 1981, quando, após uma licenciatura em Economia, se diplomou em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, na qual acabou por ficar a lecionar.

 

Entre 1997 e 1999, exerceu pela primeira vez funções governativas como Secretário de Estado da Saúde, papel que repetiu de 2001 a 2002.

 

Voltou a integrar um Governo a partir de 2005, também como Secretário de Estado da Saúde, do então Ministro socialista António Correia de Campos.

 

Entre 2008 e 2009, foi Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, desta vez com a Ministra Ana Jorge.

 

Francisco Ramos foi ainda Presidente do Conselho Diretivo do então Instituto Nacional de Administração, entre 2009 e 2012, assumindo depois desta função a presidência do IPO de Lisboa.

 

Licenciada em Medicina, a nova Secretária de Estado da Saúde, Raquel de Almeida Ferreira Duarte Bessa de Melo, que nasceu no Porto, em 6 de outubro de 1967, é assistente graduada sénior de Pneumologia, mestre em Saúde Pública e Gestão e Economia de Serviços de Saúde e doutora em Saúde Pública.

 

A governante, que entra agora para o Ministério liderado por Marta Temido, foi Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose, da Direção-Geral da Saúde, e Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina e no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

 

Foi também Vice-Presidente dos Europe Region Officers of the International Union Against Tuberculosis and Lung Disease, bem como foi Presidente do Grupo de Tuberculose da European Respiratory Society.

 

Fonte: SNS

imagem do post do Novos Secretários de Estado
Voltar