11-10-2018

INEM ensinou Suporte Básico de Vida na Presidência do Conselho de Ministros

Foi no passado dia 1 de outubro que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) promoveu uma ação de masstraining em Suporte Básico de Vida (SBV) dirigida aos trabalhadores da Presidência do Conselho de Ministros.

 

A ação teve como objetivo transmitir aos participantes noções importantes sobre como alertar os serviços de emergência médica, ativando precocemente o Sistema Integrado de Emergência Médica através do Número Europeu de Emergência – 112, e aplicar o mais cedo possível manobras de SBV em pessoas que sofram paragem cardiorrespiratória.

 

Estar preparado para realizar estes procedimentos em caso de emergência médica é fundamental. São gestos simples que devem ser iniciados mal se presencie uma situação grave, aumentando desta forma a probabilidade de recuperação das vítimas.

 

Esta iniciativa tem a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias pessoas, uma vez que a ação é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Os participantes são organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem um sistema de multimédia para que todos(as) tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar. Segue-se depois a realização de exercícios práticos das manobras em manequins.

 

Para além dos colaboradores da Presidência do Conselho de Ministros, marcaram presença na sessão o Secretário Geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

imagem do post do INEM ensinou Suporte Básico de Vida na Presidência do Conselho de Ministros
Voltar