Estreia do filme “Turno do Dia”, o retrato de um dia no CODU do INEM
Decorria o ano de 2013 quando Pedro Florêncio, estudante de Cinema, se propôs fazer um filme sobre o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. O filme “Turno do Dia/Day Shift” tem agora estreia mundial no Festival Internacional de Cinema DocLisboa´18.
“Turno do Dia/Day Shift” é um filme simples, sobre um espaço de trabalho. O filme retrata e reproduz, os ritmos, gestos e procedimentos de uma manhã ‘como qualquer outra’, no CODU.
Segundo Pedro Florêncio, “aquilo que o filme tem para mostrar não é, no entanto, uma descrição fiel da realidade, mas tão só e apenas uma descrição fiel da minha realizada: aquela que tive oportunidade de presenciar ao longo de seis meses de filmagens. Essa representação, ainda que subjectiva, não descura um dos aspectos fundamentais sobre a actividade profissional em causa: um intenso trabalho que, 24 horas por dia, desafia a resistência física e mental dos seus profissionais.”
Para além de dar a conhecer essa realidade de uma forma mais radical ao público, este filme pretende, acima de tudo, dar voz viva a quem trabalha no CODU. Para o autor de “Turno do Dia/Day Shift” este é um filme sobre aqueles que todos os dias se entregam a uma das actividades mais nobres da nossa sociedade – salvar vidas – e que, nela, são obrigados a levar a bom porto uma das capacidades mais desafiantes para o ser humano – saber escutar o Outro.”
Estão disponíveis duas sessões, que decorrem nos próximos dias 23 e 26 de outubro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, pelas 18h45 e 16h45, respetivamente.
Sinopse:
Os pedidos de socorro não param. À distância, é preciso prestar todas as informações necessárias enquanto não chega uma equipa médica. Um filme sobre rostos, gestos e procedimentos de um turno do dia na central de emergência médica.
Saiba aqui toda a informação sobre este filme.
