02-10-2018

INEM dá formação a Psicólogos Clínicos

O Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desenvolveu um produto pedagógico com vista a partilhar conhecimentos com psicólogos clínicos. O Curso Avançado de Psicologia de Emergência (CAPE) tem como objetivo partilhar conhecimentos teóricos e experiências adquiridas, promovendo a preparação de psicólogos clínicos para uma eventual intervenção em colaboração com o INEM.

 

Nas palavras de Jacinta Gonçalves, Psicóloga do CAPIC do INEM, este curso é muito importante porque “por contingências sociais ou mesmo pelo ritmo e estilo de vida que gradualmente foram adotando, todos os dias os seres humanos são expostos a situações que de alguma forma põem à prova a sua capacidade de adaptação e de implementação de estratégias adequadas”.

 

É neste contexto que se torna cada vez mais pertinente e emergente a necessidade de intervenção psicológica em crise, sendo consensual que a qualidade da intervenção realizada no momento do incidente pode determinar a evolução da sintomatologia apresentada, evitando o despoletar de psicopatologia posterior.

 

O INEM promoveu já três ações de formação do CAPE, com a duração de 40 horas cada, em Lisboa, Coimbra e Porto, para um total de 38 formandos, provenientes das mais diversas instituições, como Câmaras Municipais, Unidades Locais de Saúde e Administrações Regionais de Saúde.

 

O INEM continua apostado em maximizar o conhecimento de todos os agentes de saúde, aumentando a oferta formativa na área da emergência médica.

imagem do post do INEM dá formação a Psicólogos Clínicos
Voltar