INEM e Força Aérea Portuguesa assinam protocolo de colaboração
O Instituto Nacional de Emergência Médica e a Força Aérea Portuguesa assinaram, no passado dia 26 de setembro, um protocolo de colaboração. Este acordo tem em vista a criação de sinergias na área da formação, considerando a oferta formativa especializada na área da Saúde ou em universos a ela associados das duas Entidades.
De acordo com o documento, o INEM compromete-se a ministrar formação aos Oficiais Médicos e aos Enfermeiros militares das especialidades de “Técnicos de Saúde” e “Serviço de Saúde”. Esta formação permitirá a frequência, por parte dos militares da FAP, dos Cursos de Suporte Imediato de Vida, Tripulante de Viatura Médica de Emergência e Reanimação e Curso de Formação de Formadores de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa. Está ainda previsto que se inicie o processo de acreditação da FAP enquanto entidade formadora nas valência de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.
A FAP, por sua vez, vai assegurar aos profissionais do INEM a possibilidade de frequentar o Curso Básico de Fisiologia de Voo, Curso de Proteção Individual em Ambiente Nuclear, Radiológico, Biológico e Químico e Curso de Sobrevivência na Água.
Com este protocolo, INEM e a FAP reforçam laços de colaboração, potenciando formação permanente, especializada e diferenciada para os seus profissionais da área da saúde.
