26-09-2018

Nova técnica disponível nos meios SIV para doentes com dificuldade respiratória aguda de origem cardíaca

As Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência (INEM) vão ter a partir do próximo dia 1 de outubro, a possibilidade de efetuar uma nova técnica em ambiente pré-hospitalar, denominada CPAP (Continuous Positive Airway Pressure – pressão positiva continua na via aérea), possibilitando a doentes que apresentem dificuldade respiratória aguda de origem cardíaca um prognóstico mais favorável.

 

O INEM, através do seu Departamento de Emergência Médica e das Delegações Regionais, promoveu ao longo do mês de setembro um conjunto de ações de formação destinadas a capacitar os profissionais das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida do INEM a realizarem CPAP (Continuous Positive Airway Pressure – pressão positiva contínua na via aérea) em doentes com dificuldade respiratória de origem cardíaca, uma técnica com evidência científica de trazer claros benefícios aos doentes.

 

A utilização pré-hospitalar de CPAP tem vindo a ser difundida em ambiente pré-hospitalar. Com recurso a dispositivos de uso simples e descartáveis, esta técnica mostrou já evidência científica de melhoria fisiológica e redução de morbilidade e mortalidade, nomeadamente no tratamento da insuficiência cardíaca aguda (ICA), uma condição clínica ameaçadora para a vida e que necessita de avaliação e tratamento urgentes. A avaliação diagnóstica necessita, nestes casos, de ser iniciada em contexto pré-hospitalar, e continuada no serviço de urgência, de modo a estabelecer o diagnóstico em tempo útil e a iniciar o tratamento mais adequado.

 

As recomendações clínicas da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e da European Society of Cardiology  referem que a ventilação não invasiva com pressão positiva deve ser considerada nos doentes com dificuldade respiratória e iniciada assim que possível, de modo a diminuir a dificuldade respiratória no contexto de ICA.

 

A partir do próximo dia 1 de outubro, as Ambulâncias SIV do INEM estarão equipadas com estes dispositivos e capacitadas para realizar CPAP, um upgrade que representa um significativo contributo para a melhoria da qualidade da atividade de emergência médica pré-hospitalar.

imagem do post do Nova técnica disponível nos meios SIV para doentes com dificuldade respiratória aguda de origem cardíaca
Voltar