INEM proporciona estágio curricular a aluna de Psicologia
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai receber, no decorrer do presente ano letivo, uma aluna da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Esta aluna vai realizar o seu estágio curricular no Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC).
O estágio consiste no acompanhamento do trabalho efetuado pelo CAPIC, quer ao nível do acompanhamento das chamadas de emergência nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) quer na operacionalização das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).
O INEM continua desta forma a promover o contacto com a comunidade académica, promovendo a partilha e a troca de conhecimentos.
O CAPIC foi criado pelo INEM em 2004, com o intuito de atender às necessidades psicossociais da população e dos profissionais. É formado por uma equipa de psicólogos clínicos com formação específica em intervenção em crise psicológica, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe.
Este serviço garante o posto no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), em regime 24/24H, numa escala Nacional, e a operacionalização das UMIPE, meios do INEM que são acionadas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM para o local das ocorrências, onde seja considerada necessária a sua intervenção, como é o caso da assistência a vítimas de sinistros ou a seus familiares e amigos, apoio na gestão destas ocorrências, nomeadamente, o apoio no início do processo de luto na sequência de morte inesperada e/ou traumática, situações de risco iminente de suicídio, emergências psiquiátricas que impliquem risco de vida para o próprio ou para outros e intervenção com vítimas de abuso/violação sexual.
As UMIPE são ainda integradas nos dispositivos de resposta do INEM a situações de exceção, nomeadamente, incêndios, inundações, explosões, catástrofes naturais e humanas, entre outras.
