12-09-2018

INEM assina contrato de aquisição de quatro Helicópteros de Emergência Médica

Foi assinado no passado dia 7 de setembro, na sede dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) em Lisboa, o contrato para aquisição, por parte do INEM, de quatro Helicópteros dedicados exclusivamente à Emergência Médica. Esta aquisição é feita de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 38/2018, que autorizou a despesa com a aquisição dos serviços de disponibilização, locação, manutenção e operação de meios aéreos.

 

As duas aeronaves médias e duas ligeiras constituem os meios mais diferenciados que o INEM tem e que, a partir do próximo dia 1 de novembro, estarão ao serviço de todos os portugueses, mantendo os custos do atual contrato, mas com acesso a mais meios e, consequentemente, com forte impacto na resposta a pedidos urgentes de assistência médica.

Esta contratação garante, assim, um dispositivo permanente e exclusivo de quatro helicópteros, para situações de emergência médica, com equipas compostas por médicos e enfermeiros, bem como equipamentos e consumíveis assegurados diretamente pelo INEM, dispondo de capacidade para prestação de cuidados de Suporte Avançado de Vida.

 

Para Luís Meira, Presidente do Conselho Diretivo do INEM, este é “mais um concurso que foi feito com assinalável sucesso, bem estruturado, dentro de um prazo relativamente curto e sem ter havido litigância”. O Presidente do INEM destacou ainda o facto de ser possível “fazer um upgrade e uma diferenciação do serviço, permitindo disponibilizar duas aeronaves médias para o transporte de dois doentes em simultâneo, ou em casos de situações de transplante, até uma equipa de cinco profissionais de saúde, apenas num só equipamento.”

 

O dispositivo, contratado para o período de 2018-2023, resulta de um investimento realizado pelo INEM e que totaliza 38,7 milhões de euros.

imagem do post do INEM assina contrato de aquisição de quatro Helicópteros de Emergência Médica
Voltar