Comissão Nacional de Trauma visita o INEM
No âmbito das competências atribuidas à Comissão Nacional de Trauma (CNT) através do Despacho nº. 8977/2017, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu no passado dia 5 de setembro, na sua sede em Lisboa, os membros desta Comissão.
Da visita ao INEM fez parte uma apresentação institucional, assim como a visita dos membros da CNT ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes, Centro de Informação Antivenenos e a mostra das Viatura de Gestão de Operações e de Intervenção em Catástrofe do INEM. A reunião interna da Comissão Nacional de Trauma foi ainda antecedida de uma visita à Sala de Situação Nacional do INEM.
O trauma constitui um problema com múltiplas implicações, sendo um desafio para muitas sociedades com repercussões sociais e económicas significativas. A sua relevância impõe ação e proatividade no empenho da sociedade na melhoria das condições de prevenção, tratamento e seguimento das consequências do trauma, neste caso, com especial ênfase na vertente da saúde. Neste âmbito específico, o trauma revela-se um enorme desafio para a medicina de emergência, a medicina do doente crítico e a medicina de catástrofes, com implicações cirúrgicas e médicas.
A Comissão Nacional de Trauma, dotada de uma organização que visa a implementação e a execução do que for considerado prioritário no plano técnico, atuará no domínio do acidente rodoviário, bem como em todos os tipos de eventos traumáticos. Para esse fim, é relevante envolver e comprometer as instituições do Ministério da Saúde, seja a nível central ou regional, com ênfase na operacionalização crescente da emergência pré e intra-hospitalar, seja na abordagem hospitalar e no acompanhamento subsequente do doente traumatizado.
A Comissão Nacional de Trauma é presidida por António Marques da Silva e integra representantes do Instituto Nacional de Emergência Médica, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde, Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Administração Central do Sistema de Saúde, INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e das cinco Administrações Regionais de Saúde.
