18-07-2018

INEM e Fundação EDP entregam equipamentos no valor de 374 mil euros

Decorreu no passado dia 16 de julho a cerimónia de entrega de 37 compressores cardíacos externos a Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e Helicópteros de Emergência Médica. Este evento decorreu no Museu da Eletricidade em Lisboa e contou com a presença do Diretor-Geral da Fundação EDP, Instituição que financiou 75% do valor de aquisição destes equipamentos, representantes do Ministério da Saúde, do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) bem como representantes dos Conselhos de Administração das Unidades Hospitalares onde estes meios estão sediados.

 

Tendo sido um projeto financiado pelo “Programa EDP Solidária – Saúde 2017”, coube ao Presidente da Fundação EDP a abertura da sessão, tendo sido referida a importância desta iniciativa desencadeada pelo INEM. Miguel Coutinho desafiou ainda as instituições presentes na cerimónia a candidatarem-se ao “Programa EDP Solidária – Saúde 2018”.
Já o Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, agradeceu o financiamento e o apoio da Fundação EDP para a aquisição dos compressores cardíacos externos e enalteceu o trabalho realizado todos os dias pelas equipas de emergência médica pré-hospitalar.

 

Os compressores cardíacos externos permitem aplicar de forma automática, contínua e segura, compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, no local da ocorrência e durante o transporte até às Unidades Hospitalares. A sua utilização possibilita a realização de compressões torácicas mais eficazes, evitando a fadiga, inconsistências e pausas normalmente associadas às compressões torácicas quando realizadas manualmente, ao mesmo tempo que liberta os profissionais de saúde para a realização de intervenções diferenciadas necessárias nestes doentes.
Com a entrega destes compressores, o INEM capacita a 100% a sua rede de meios de Suporte Avançado de Vida, designadamente as 44 VMER e os quatro Helicópteros de Emergência Médica, com este tipo de equipamento.

 

Consulte o registo fotográfico do evento na nossa galeria de fotos no Flickr.

imagem do post do INEM e Fundação EDP entregam equipamentos no valor de 374 mil euros
Voltar