INEM e Fundação EDP atribuem 37 Compressores Cardíacos Externos a VMER e Helicópteros de Emergência Médica
Para melhorar a assistência médica a doentes que sofram paragem cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Fundação EDP vão entregar amanhã 33 compressores cardíacos externos a Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e paralelamente equipar os quatro Helicópteros de Emergência Médica com este mesmo equipamento.
O investimento realizado pelo INEM foi de 374.092,20€, financiado em 75% pela Fundação EDP, na sequência de um projeto apresentado pelo Instituto ao “Programa EDP Solidária – Saúde 2017” que foi selecionado como um dos vencedores pela sua relevância médica e social.
Os compressores cardíacos externos permitem aplicar de forma automática, contínua e segura, compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, no local da ocorrência e durante o transporte até às Unidades Hospitalares. A sua utilização possibilita a realização de compressões torácicas mais eficazes, evitando a fadiga, inconsistências e pausas normalmente associadas às compressões torácicas quando realizadas manualmente, ao mesmo tempo que liberta os profissionais de saúde para a realização de intervenções diferenciadas necessárias nestes doentes.
Com a entrega destes compressores, o INEM capacita a 100% a sua rede de meios de Suporte Avançado de Vida, designadamente as 44 VMER e os quatro Helicópteros de Emergência Médica, com este tipo de equipamento.
A cerimónia de entrega de compressores cardíacos externos tem lugar amanhã, às 16 horas, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. É presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.
A Fundação EDP é uma instituição privada com estatuto de utilidade pública, sem fins lucrativos, criada pela EDP – Energias de Portugal, S.A. em dezembro de 2004. Enquanto Fundação de uma empresa cosmopolita e socialmente responsável, assume como sua missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de iniciativas sociais, culturais e científicas.
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.
