19-06-2018

INEM promove Palestra sobre a Via Verde Coronária

No passado dia 14 de junho, decorreu na Delegação Regional do Centro do INEM, em Coimbra, uma Palestra intitulada “Via Verde Coronária – O Enfarte não pode esperar”.

 

A Médica Sílvia Monteiro, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra,  foi a oradora convidada desta sessão, que contou com a participação de vários profissionais da área da saúde e que assim puderam complementar os seus conhecimentos. Estiveram presentes Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar do INEM; Médicos e Enfermeiros das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e dos Serviços de Helicópteros de Emergência Médica, bem como Bombeiros de várias corporações.

 

A Via Verde Coronária pressupõe a identificação precoce de situações de Enfarte Agudo do Miocárdio e o seu transporte célere até ao local mais próximo disponível com capacidade de resposta adequada. O INEM tem hoje capacidade de diagnóstico clínico e eletrocardiográfico destas situações em todos os seus meios VMER e SIV, com possibilidade de envio informático desses dados para as Unidades de Saúde definidas como centros Coronários.

 

Em 2017, o INEM encaminhou 764 doentes para a Via Verde Coronária, o que resultou em 64 encaminhamentos mensais, uma média de duas situações de EAM com necessidade de acionamento da Via Verde, por dia.

imagem do post do INEM promove Palestra sobre a Via Verde Coronária
Voltar