INEM participa em Campanha de Sustentabilidade do Ministério da Saúde
O Programa de Eficiência Energética na Administração Pública “ECO.AP”, lançado pelo XVIII Governo Constitucional através da Resolução do Conselho de Ministros n.º2/2011, de 12 de janeiro, tem como objetivo alcançar um nível de eficiência energética de 30% nos organismos e serviços da Administração Pública até 2020, sendo esta eficiência atingida sem aumento da despesa pública permitindo ao mesmo tempo o estímulo da economia no sector das empresas de serviços energéticos.
“Pare. Pense. Mude. Pequenos gestos, grandes mudanças”, é o lema da nova Campanha de Sustentabilidade do Ministério da Saúde para 2017/2018.
Esta iniciativa visa estimular a mudança na atitude dos utilizadores dos edifícios públicos do setor da saúde, através da comunicação de mensagens que incentivem a adoção de comportamentos para aumento da eficiência no consumo dos recursos hídricos, energéticos e a redução da produção de resíduos.
A nova edição, que corresponde a uma atualização da campanha iniciada em 2013, apresenta uma nova imagem, como ferramenta de sensibilização/ consciencialização ambiental para a promoção da sustentabilidade em todas as entidades do Ministério da Saúde.
O futuro do planeta depende significativamente das nossas atitudes e comportamentos. Assim, a colaboração de todos é essencial na construção de um futuro sustentável.
Pequenos gestos podem fazer toda a diferença!
A redução dos consumos de água, energia e produção de resíduos são objetivos específicos do PEBC (Plano Estratégico do Baixo Carbono) & Eco.AP (Programa e Eficiência Energética na Administração Pública) no Ministério da Saúde, para os quais são estabelecidas metas, no contexto dos despachos anuais, incluindo o mais recente 4128/2017, de 3 de maio.
Na persecução destas metas de redução, a Campanha de Sustentabilidade do Ministério da Saúde visa atuar na vertente comportamental associada ao desperdício de recursos.
Fonte: ACSS / ECO-AP
