Presidente do INEM na Comissão de Saúde
O presidente do INEM, Luís Meira, foi ontem ouvido na comissão parlamentar de Saúde, com a maioria dos partidos a questionar o responsável do INEM sobre recursos humanos e o tempo de atendimento das chamadas verificados no ano passado nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
Sobre recursos humanos, Luís Meira garantiu que INEM e Governo estão focados em “garantir o aumento do mapa de pessoal do INEM”, destacando a contratação no presente mês de maio de mais 100 Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.
Sobre o tempo, medido em segundos, do atendimento das chamadas pelo CODU, o Presidente do INEM explicou que reduziu para 13 segundos no mês de maio de 2018, um valor significativamente inferior à média de 36 segundos registada no ano de 2017.
A este propósito, Luís Meira considera ainda que deverá ser valorizado o indicador que mede o tempo que demora o socorro a chegar às vítimas. De 2016 para 2017 o tempo de demora de um meio do INEM a chegar ao local do socorro melhorou, disse o responsável, aumentando a percentagem de meios que chegou juntos das vítimas em menos de 15 minutos nas zonas urbanas e em menos de 30 minutos nas zonas rurais.
O INEM designou recentemente uma equipa médica para acompanhar e monitorizar permanentemente a atividade das Centrais Médicas do INEM. Esta foi uma das medidas que permitiu reduzir substancialmente o tempo de atendimento das chamadas recebidas nos CODU.
