03-05-2018

INEM participou no exercício Fénix 18

O INEM participou no Exercício Militar Fénix 18 que decorreu na região de Tavira, entre os dias 14 e 17 de abril, e que teve como objetivo testar a capacidade de resposta das diferentes valências em situações de sismos ou incidentes com produtos químicos ou radioativos que possam colocar em causa a segurança, proteção e salvaguarda de pessoas e bens.

 

O exercício foi organizado pela Unidade de Apoio Militar de Emergência do Regimento de Apoio Militar de Emergência (UAME/RAME) que projetou para Tavira um Posto de Comando Tático que coordenou o emprego de todas as forças operacionais modulares o Exército e testou a ligação à Autoridade Nacional de Proteção Civil, que participou no exercício com elementos e meios do seu Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro e dos Agentes de Proteção Civil da Região do Algarve, onde se inclui o INEM.

 

O exercício foi visitado, no dia 17 de abril, pelo Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor Azeredo Lopes, acompanhado pela Comissão de Defesa Nacional, pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, e por várias outras entidades civis e militares.
Nas palavras que proferiu, o Ministro da Defesa Nacional enalteceu a grande articulação dos esforços do Exército com os diversos agentes de proteção civil e ainda o aumento da capacidade de resposta do Estado possibilitado pelas competências específicas do Ramo para atuar na eventualidade de uma grande catástrofe. O Ministro mostrou-se satisfeito pelo reforço do Exército à missão de apoio militar de emergência.

imagem do post do INEM participou no exercício Fénix 18
Voltar