24-04-2018

INEM realiza Curso de Condução dirigido a 12 Enfermeiros das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação da Região Centro

Realizou-se em março um Curso de Condução dirigido a 12 Enfermeiros das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) da região Centro de País. O Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM), através do seu Núcleo de Condução de Emergência (NuCE), foi o responsável pela operacionalização deste curso que permite aumentar o número de profissionais afetos às VMER da área geográfica da responsabilidade da Delegação Regional do Centro.

 

A realização deste curso envolveu quatro elementos do NuCE, um elemento do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) e ainda três Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação. O objetivo foi desenvolver aptidões físicas e psicológicas/emocionais dos candidatos, para os capacitar a conduzir um veículo de emergência privilegiando critérios de segurança, postura irrepreensível e qualidade no desempenho da função.

 

De acordo com a legislação em vigor, compete ao DFEM assegurar a formação dos elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), nas suas componentes técnicas de emergência e de socorro e definir as estratégias de formação. Este processo encontra-se certificado, desde 2010, de acordo com a Norma ISO 9001:2008 e faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade do INEM.

 

Estando inserida na missão do INEM e legalmente enquadrada, a formação em Emergência Médica assume um papel importante na atividade do Instituto. Caraterizar a atividade formativa do Instituto é proporcionar uma panorâmica sobre a sua diversidade, demonstrando a qualidade associada ao processo de criação e desenvolvimento de produtos/módulos formativos. É através da utilização diária dos nossos meios e serviços (Ambulâncias, VMER, CODU, Helicópteros e Motociclos de Emergência) que antecipamos as necessidades formativas que posteriormente e de forma rigorosa, são materializadas em planos de formação anuais.

 

A componente prática significativa (refletida na metodologia utilizada) assume-se como a grande mais-valia da nossa formação (promoção do saber-fazer).

 

Núcleo de Condução em Emergência (NuCE)

 

Em 2009 é criado o Núcleo de Condução em Emergência – NuCE, para melhor apetrechar o operacional do socorro, complementando o investimento formativo nas áreas das técnicas de emergência médica com a vertente da condução defensiva.

 

Atualmente, o NuCE conta com vários produtos de formação, nomeadamente, Laboratório de Condução em Emergência, Condução Defensiva de Ambulância, Recertificação de Condução de Ambulância em Marcha de Emergência, Condução Defensiva de VMER, Recertificação de Condução de VMER, Laboratório de Condução de Motociclos de Emergência, Condução de Motociclos de Emergência, Recertificação de Motociclos de Emergência e por último, o acompanhamento de condutores de emergência através de ações de Coaching.

imagem do post do INEM realiza Curso de Condução dirigido a 12 Enfermeiros das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação da Região Centro
Voltar