15-03-2018

Ria Solidária: INEM, Autoridade Marítima Nacional e Câmaras de Faro e Olhão assinam protocolo

Foi assinado no passado dia 14 de março, nas instalações da Autoridade Marítima Nacional no Porto de Pesca de Olhão, um protocolo de cooperação entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Autoridade Marítima Nacional e as Câmaras Municipais de Faro e de Olhão, que vai permitir garantir a operacionalização, a utilização e a sustentabilidade de um barco-ambulância para assistência às populações das ilhas-barreira da Ria Formosa.

 

O “Ria Solidária” tem como principal missão o apoio às populações das Ilhas da Fuzeta, Armona e diferentes núcleos da ilha da Culatra, o transporte logístico de doentes e pessoas com mobilidade reduzida, face à inacessibilidade por outros meios com as condições adequadas.

 

Este navio, sustentado e operado desde 2013 pela Autoridade Marítima Nacional, a partir da estação salva-vidas de Olhão, conta uma média de 180 evacuações por ano.

 

Com este protocolo passará a haver uma partilha das despesas de operação e sustentação da embarcação pelas quatro entidades envolvidas e o INEM vê aumentada a sua capacidade de assistência pré-hospitalar às populações destas ilhas algarvias.

 

A assinatura do protocolo contou com a presença de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, António Pina, presidente da Câmara de Olhão, Luís Meira, presidente do INEM, e o Vice-Almirante Sousa Pereira, Diretor Geral da Autoridade Marítima.

imagem do post do Ria Solidária: INEM, Autoridade Marítima Nacional e Câmaras de Faro e Olhão assinam protocolo
Voltar