27-02-2018

São Pedro do Sul: nova Ambulância do INEM inicia atividade

Num esforço conjunto entre o INEM e o Corpo Voluntário de Salvação Pública de São Pedro do Sul, este novo meio de emergência médica vai permitir reforçar a resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica aos pedidos de ajuda recebidos via Número Europeu de Emergência – 112. O protocolo para constituição de Posto de Emergência Médica foi assinado em julho de 2017 e a nova Ambulância inicia agora atividade.

 

Trata-se de uma importante iniciativa do INEM e que obedece também ao novo modelo de aquisição de ambulâncias proposto pelo Instituto: ao invés de ser o INEM a comprá-la, a ambulância foi adquirida diretamente pela CSP de São Pedro do Sul. O INEM pagará uma verba de 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro da Ambulância. E a partir do primeiro ano de vida vai igualmente subsidiar as despesas de manutenção, reparações e seguro.

 

As Ambulâncias de Socorro são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde. A tripulação – que será disponibilizada pelo CSP de São Pedro do Sul – e os equipamentos desta Ambulância permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. Estão também equipadas com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

 

A cerimónia de inauguração desta nova Ambulância teve lugar no passado dia 25 de fevereiro, no Quartel do CSP de São Pedro do Sul, por ocasião das cerimónias comemorativas dos 93 anos da Instituição, e contou com a presença da Diretora Regional do INEM do Centro, Regina Pimentel.

imagem do post do São Pedro do Sul: nova Ambulância do INEM inicia atividade
Voltar