24-01-2018

Núcleo de Condução de Emergência do INEM promove formação de condução de emergência

O Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) do INEM tem como competência assegurar a formação dos elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), nas suas componentes técnicas de emergência e de socorro e definir as estratégias de formação. Através do seu Núcleo de Condução de Emergência (NuCE) realizou, no decorrer de 2017, diversas ações de Pré-Seleção de Candidatos para diversos cursos de formação de condução de veículos de emergência.

 

Foram avaliados em Condução Base e com uma bateria de Testes Psicotécnicos, um total de 681 candidatos, sendo 64% do género masculino e 36% feminino, entre eles 92 enfermeiros para a formação de condutores de Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), 467 candidatos para o Procedimento Concursal para Contratação de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) e 34 candidatos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, a fim de futuramente frequentarem o Curso de Condução de Ambulância ministrado por este núcleo de formadores.

 

Após os Cursos de Condução de Base e Testes Psicotécnicos, o NuCe realizou 15 ações de formação, nomeadamente uma ação de formação de Condução de Motociclo de Emergência, quatro ações de formação para condutores de Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e dez ações de formação de Condução Defensiva. No total participaram nestas ações de formação 363 formandos tendo sido obtida uma taxa de sucesso global de 78%.

 

O DFEM do INEM continua desta forma a promover formação de qualidade numa área vital da emergência médica – a condução de veículos prioritários.

imagem do post do Núcleo de Condução de Emergência do INEM promove formação de condução de emergência
Voltar