14-12-2017

INEM promove Mass Training em Suporte Básico de Vida na Comunidade Vida e Paz

O Centro da Quinta do Espírito Santo, Comunidade de Inserção da Comunidade Vida e Paz, em Sapataria, Sobral de Monte Agraço, acolheu ontem, dia 13 de dezembro, uma sessão de Treino em Suporte Básico de Vida dirigida a 100 utentes e colaboradores desta Comunidade.

 

Esta sessão foi organizada pelo INEM e teve como objetivo ensinar os participantes a agir em casos de emergência médica, nomeadamente saber efetuar corretamente manobras de reanimação.

 

São destinatários da resposta social do Centro da Quinta do Espírito Santo pessoas em condição biopsicossocial de sem-abrigo, em idade ativa, do género masculino e com comorbidade elevada. A resposta deste Centro carateriza-se por um conjunto de ações organizadas num programa de reabilitação psicossocial com vista à inserção social, procurando ir ao encontro destas pessoas e ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a (re)construir o seu projeto de vida através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.
Na vertente de reabilitação, a Comunidade Vida e Paz desenvolve programas que visam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos seus utentes.

 

Neste sentido, e precisamente porque a maioria da população não está preparada para atuar em situação de reanimação cardiorrespiratória, o INEM une-se em parceria à Comunidade Vida e Paz para aumentar o conhecimento desta Comunidade sobre este assunto.

 

A iniciativa tem a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias centenas de pessoas, uma vez que a ação é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Os participantes são organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem, um sistema multimédia, para que todos os participantes tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos.

 

No final da ação, é expectável que os participantes consigam reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, alertar os serviços de emergência e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida.

 

O INEM vê neste tipo de iniciativa uma oportunidade de incutir na sociedade civil a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de Cadeia de Sobrevivência.
A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.

 

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, cujo objetivo primordial é a recuperação e reinserção social de pessoas em condição de “Sem Abrigo”.

 

O Instituto Nacional de Emergência Médica é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

 

imagem do post do INEM promove Mass Training em Suporte Básico de Vida na Comunidade Vida e Paz
Voltar