16-10-2017

Mais de 70 profissionais do INEM garantem dispositivo de apoio aos incêndios nas regiões norte e centro do país

O INEM tem desde ontem, dia 15 de outubro, um dispositivo de emergência médica destinado especificamente a garantir o apoio no combate aos incêndios que deflagraram nas regiões norte e centro do país, designadamente nos distritos de Viana do Castelo, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria.

 

Do dispositivo do INEM fazem parte, no momento, mais de 70 profissionais, entre Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-hospitalar, Psicólogos, elementos ligados à gestão do dispositivo e à logística. Quanto aos recursos materiais, o INEM tem mobilizadas mais quatro Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, 11 ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, seis Ambulâncias de Emergência médica e cinco Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência.

 

Outro dos recursos materiais do dispositivo de emergência médica acionado pelo INEM é a Sala de Situação Nacional. A ativação deste recurso permite, nestas situações, a atuação coordenada de todos os meios do INEM integrados no dispositivo e assegura uma estreita e imediata articulação com as restantes entidades envolvidas na operação.

 

Registam-se, até ao momento, 39 pessoas assistidas mas sem necessidade de encaminhamento a Unidades Hospitalares (23 bombeiros e 16 civis), 56 feridos (16 graves, dos quais 1 bombeiro, e 40 ligeiros, dos quais 19 Bombeiros). Há ainda a lamentar 35 vítimas mortais.

 

Relativamente às Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência, o último balanço dá conta de 102 intervenções de apoio psicológico.

imagem do post do Mais de 70 profissionais do INEM garantem dispositivo de apoio aos incêndios nas regiões norte e centro do país
Voltar