Frota VMER do INEM renovada
O Ministro da Saúde participou ontem, na sede da SPMS, EPE, em Lisboa, na cerimónia de assinatura de contratos para a aquisição de 22 VMER – Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, destinadas a Unidades Hospitalares do país.
Adalberto Campos Fernandes considerou o momento relevante, que vem demonstrar a cultura de partilha entre as entidades do SNS, e assegurou que o plano de revitalização traçado para o INEM segue os compromissos assumidos, com grandes melhorias no reforço das suas capacidades logísticas.
Na abertura da cerimónia, Artur Trindade Mimoso, vogal executivo da SPMS, apresentou as mais recentes evoluções referentes à gestão da frota no setor da saúde, sob a responsabilidade da SPMS. Por sua vez, o presidente do INEM, Luís Meira, sublinhou a importância deste investimento para o sistema de saúde nacional, nomeadamente para os utentes, e apresentou a evolução e a casuística das VMER, colocando a tónica na importância que estes meios de suporte avançado de vida assumem no socorro a vítimas de acidente ou doença súbita. Enalteceu, ainda, o valioso trabalho diariamente realizado pelas Equipas de Médicos(as) e Enfermeiros(as) ao serviço das VMER.
Na sequência de um processo centralizado pela SPMS, EPE, desenvolvido ao abrigo do Código de Contratos Públicos, a aquisição de novas VMER pretende imprimir maior dinamismo, flexibilidade e eficiência ao Sistema Integrado de Emergência Médica para o qual as viaturas são, sem margem para dúvida, uma preciosa ferramenta de trabalho, colocada todos os dias ao serviço do cidadão. Através de um transporte rápido e de uma ação eficiente na prestação de cuidados pré-hospitalares ao cidadão asseguram-se elevados padrões de qualidade e a segurança dos operacionais e de todos os utilizadores da via pública.
A rede de VMER do INEM encontra-se atualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, 14 no norte do país, 10 no centro, e 20 no sul, 17 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo e 3 na região do Algarve.
As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel indispensável no apoio às populações. As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.
Fonte: SPMS
