Emergência Médica Digital

EMERGÊNCIA MÉDICA DIGITAL

Medida SIMPLEX + Saúde

 

Enquadramento

Face à constante necessidade de simplificação administrativa e modernização dos serviços públicos, que contribui para a melhoria da qualidade dos serviços no que respeita ao socorro às populações, com particular enfoque no atendimento aos(às) cidadãos(ãs), foi proposta como Medida Simplex + Saúde o Projeto “Emergência Médica Digital”.

Esta Medida Simplex + Saúde tem como principal enfoque a eliminação da necessidade de preenchimento de documentos em suporte papel e a entrega de informações desnecessárias, a integração e centralização de bases de dados, portais e informações, reduzindo desta forma diversos encargos administrativos, para além se ser uma medida conducente à interoperabilidade entre serviços. A medida “Emergência Médica Digital” remete para um projeto estratégico do INEM. Este projeto, para além do facto de se considerar uma melhoria de acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), reforça a capacidade institucional e de eficiência em prol da modernização da Administração Pública.

Considera-se, assim, poder contribuir para a disponibilização de informações fidedignas permitindo otimizar custos e dotar a gestão com ferramentas adequadas para tomadas de decisão assertivas.

 

Descrição da medida

Com a medida SIMPLEX+ Saúde “Emergência Médica Digital” pretende-se que o atual registo efetuado no local pelos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), através do preenchimento de impresso em papel (verbete) que é enviado por via postal para o INEM, passe a ser efetuado numa aplicação informática.

Através deste Sistema de Informação fica disponível de imediato toda a informação necessária quer para processamento dos pagamentos (prémios de saída) que são devidos e que estão estabelecidos nos protocolos celebrados entre o INEM e as Corporações de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa (no caso dos Postos de Emergência Médica) e as Unidades de Saúde (no caso das VMER e das Ambulâncias SIV); quer em relação aos dados operacionais relativos à localização da ocorrência, aos tempos de resposta, aos dados clínicos e procedimentos da equipa (nomeadamente terapêutica administrada e protocolos utilizados)

 

Objetivo

Desmaterializar o SIEM através de registos realizado no local pelos parceiros do INEM, quer administrativos (pagamentos) quer operacionais (dados da ocorrência, incluindo dados clínicos).

Esta Medida será um garante de segurança no processamento dos prémios de saída e no acesso aos dados clínicos. A informação será reportada através um equipamento tablet fornecido pelo INEM, que estará ligado ao sistema de informação central do Instituto.

 

Desenvolvimentos:

A aplicação esteve em fase de testes em 2017, decorreu um piloto com oito Unidades de Saúde durante o primeiro trimestre de 2018, tendo no final de março sido alargado a todas as entidades protocoladas.

Esta Medida entrou em exploração no dia 1 de abril de 2018.

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