Obrigado INEM – “O carinho, a humanidade, a competência profissional e a serenidade”
Chamo-me Alberto Leite, sou médico aposentado da função pública.
Minha mulher sofre há anos duma insuficiência respiratória crónica por fibrose pulmonar, sendo assistida 24h por dia por oxigenoterapia. Dia 7/4/2017, sobreveio-lhe uma grave infeção pulmonar, que a colocou às portas da morte. Dia 8/4/2017, sábado, pelas 9h 45m, chamei o INEM.
Passados poucos minutos estava à minha porta uma ambulância, com 2 técnicos, que nos prestaram uma ajuda que não deve ser esquecida. O carinho, a humanidade, a competência profissional e a serenidade com que assistiram a minha mulher, sensibilizaram-me a um ponto de não poder deixar de testemunhar este episódio.
Poucos minutos após uma viagem calma, chegamos ao SU do Hospital Santos Silva em Gaia, onde minha mulher foi entregue e onde ainda se encontra internada a lutar pela vida. Gostava de saber o nome destes dois profissionais que tanto nos auxiliaram e agradecer-lhes pessoalmente o quanto fizeram por nós.
Há situações, repito, que não podem ser esquecidas, como um testemunho que o Amor ao Próximo ainda existe e existirá sempre, para esperança da humanidade.
Com gratidão e admiração me subscrevo
Alberto Leite
Intervieram nesta missão de emergência médica pré-hospitalar os seguintes profissionais do INEM:
Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)
Técnicas de Emergência Pré-Hospitalar: Neuza Gonçalves (CODU Sul) e Cristina Pinto (CODU Norte)
Médica Alcina Azevedo (CODU Norte)
Ambulância de Emergência Médica Porto 5
Técnico(a) de Emergência Pré-Hospitalar: João Pedro Valente Serdoura dos Santos e Andreia Filipa Bastos de Pinho
