INEM reforça Meios no Algarve para um Verão com segurança
A região do Algarve tem a partir de hoje mais três ambulâncias de socorro e um motociclo de emergência.
Arranca assim o reforço do dispositivo de meios de emergência preparado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), tendo por objetivo reforçar a capacidade de resposta a situações de acidente ou doença súbita numa região que vê a sua população crescer de forma considerável no verão.
Ao dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 37 meios de emergência médica disponíveis em permanência, acrescentam-se agora mais 1 Motociclo de Emergência Médica em Portimão e três ambulâncias do INEM na Cruz Vermelha Portuguesa em Armação de Pera, Altura e Albufeira. Quem escolher a região do Algarve para passar as suas férias tem a garantia de que o dispositivo de emergência médica na região é robusto e tem capacidade para dar resposta às necessidades.
Refira-se que a região do Algarve tem os seguintes meios:
imagem
A decisão de reforçar os meios de emergência à disposição da população na região do Algarve, baseia-se numa análise pormenorizada das ocorrências nesta região. Ainda assim, como demonstram os dados disponíveis, o aumento da população durante o período estival não tem um aumento proporcional do número de solicitações ao INEM, mas justifica a necessidade de serem realizados ajustamentos regionais para melhorar a capacidade de resposta.
O reforço de meios em questão vai estar operacional a partir de hoje e até ao dia 30 de setembro. Nesse sentido, o INEM não pode deixar de agradecer a capacidade demonstrada pelas Corporações de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa para, em estreita articulação com os meios do INEM, darem uma resposta eficaz no que concerne à assistência médica pré-hospitalar e, durante este período, colaborarem no esforço de reforço do dispositivo implementado para garantir maior segurança a todos os que escolherem o Algarve para as suas férias.
Nesse sentido, o INEM reforçou recentemente a sua presença na região, com a reativação funcional da Delegação Regional do Algarve, a qual havia sido desativada em 2012.
A este propósito, o INEM recorda que em caso de emergência médica deve sempre utilizar o Número Europeu de Emergência – 112.
Informe de um modo simples e claro:
– A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência. Esta localização é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível;
– O número de telefone do qual está a ligar;
– O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
– O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
– As queixas principais e as alterações que observa;
– A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc.
A chamada será atendida por profissionais qualificados, Médicos e Técnicos, com formação específica para efetuarem o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de emergência.
