O CIAV

CIAV, O que é. Como funciona.

 

O que é?

Criado em 16 de Junho de 1982 no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) teve a sua origem no SOS – Centro Informativo de Intoxicações, serviço privado fundado em 1963 pelo médico Filipe Vaz, o qual mais tarde viria a ceder toda a documentação deste Centro ao INEM.

 

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral, visando uma abordagem correta e eficaz a vítimas de intoxicação.

 

O CIAV presta informações toxicológicas sobre todos os produtos existentes, desde medicamentos a produtos de utilização doméstica ou industrial, produtos naturais, plantas ou animais.

 

Como funciona?

Único no País, com uma cobertura nacional, o CIAV funciona ao longo das 24 horas do dia, 7 dias por semana, sendo o serviço assegurado por pessoal médico especializado, disponível através de uma linha telefónica exclusiva – 800 250 250 (chamada gratuita).

 

A ligação aos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permite igualmente um fácil acesso através do Número Europeu de Emergência – 112.

 

No âmbito da toxicologia o CIAV presta todo o tipo de informações referentes a intoxicações agudas ou crónicas, relativas ao diagnóstico, quadro clínico, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos.

 

Colabora ainda em ações de formação, desenvolve medidas de prevenção e, com base na informação disponível e permanentemente atualizada, presta apoio na elaboração de estudos, trabalhos de investigação ou de análise estatística da incidência dos mais variados produtos no panorama das intoxicações em Portugal.

 

 

Download de documentos:

 

Intoxicações (Brochura)
Donwload PDF

Voltar