Exercícios/Simulacros

2018

O INEM participou, entre os dias 14 e 18 de abril, num exercício internacional de proteção civil, na Argélia, tendo como cenário um sismo de magnitude 7,0. As equipas e peritos participantes testaram procedimentos de emergência para responder a um sismo que geraria o colapso de mais de 22 mil edifícios, cerca de 14 mil mortos, 733 mil desalojados e diversos danos secundários. O cenário incluiu também a “ocorrência” de libertação de agentes NRBQ (nuclear, radiológico, biológico e químico) e a rotura de uma barragem.

No exercício participaram equipas e peritos de Portugal, Espanha, França, Itália, Polónia, Tunísia e Argélia e decorreu em Bouira, a sul de Argel. A Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON), coordenada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), integrou três elementos desta Autoridade, 10 elementos do Grupo de Intervenção em Proteção e Socorro (GIPS/GNR), 12 elementos da PT Emergency Medical Team do INEM e foi apoiada por um total de sete veículos operacionais.

 

 

2017

Decorreu entre os dias 12 e 15 de junho, nas zonas do Fogueteiro e do Barreiro, o exercício “USAR MODEX 5”, enquadrado na cooperação europeia de resposta internacional a uma catástrofe. O exercício de “Urban Search and Rescue”, realizado num cenário o mais realista possível, em ambiente de campo funcional, que visa testar a capacidade de resposta internacional em cenários catastróficos. Participam neste exercício internacional mais de 300 elementos de diversos Estados Membros da União Europeia.

 

 

2016

O INEM participou num exercício organizado pela ECHO (European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations), em Antuérpia (Bélgica) que visou o treino na triagem, monitorização e tratamento de vitimas resultantes de um ataque terrorista envolvendo radiação ionizante.

 

 

2015

O exercício da NATO, “Trident Juncture 15”, decorreu em simultâneo em Portugal, Espanha e Itália, cujo objetivo principal consistiu em demonstrar a capacidade da NATO em projetar um conjunto elevado de meio numa missão, e contou com a participação do INEM.

 

 

2014

O INEM esteve presente no exercício “ATLAS”, que se tratou de um exercício de âmbito internacional, de caracter tático-policial, e que visou testar a resposta das várias forças de segurança.

 

 

2009

“PTQUAKE 09” – Tratou-se de um exercício LIVEX, de âmbito internacional, que visou testar o Plano de Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico na Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes (PEERS-AML).

 

 

2008

Participação no exercício da NATO “UUSIMAA 08”, na Finlândia.

 

Participação no exercício da União Europeia “Terror Atack”, em França.

 

Participação no exercício “CONVEX 03” no Aeroporto de Lisboa.

 

Participação no exercício anual do Exército Português “ORION 08”.

 

 

2006

Participação no exercício anual do Exército Português “ORION 06”.

 

 

2005

No âmbito da Proliferation Security Iniciative, o INEM participou no exercício “Ninfa 05” – fase III, decorrido em Portugal.

 

O INEM participa no exercício “Joint Assistence 05”, na Ucrânia, no âmbito do Euro-Atlantic Disaster Response Coordination Center da NATO.

 

 

2003

Participação num simulacro de um bombardeamento radiológico na Roménia, no âmbito da cooperação Civil-Militar da NATO.

Voltar