Acreditação CODU/MEIOS

O INEM assumiu o processo de Acreditação em Qualidade, segundo o modelo oficial de acreditação do Ministério da Saúde, com o Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde. Este processo envolve os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios de emergência médica operados diretamente pelo Instituto (Ambulâncias, Motas e Helicópteros).

 

O objectivo é promover e motivar a participação dos profissionais, reforçando as suas competências, e melhorar continuamente os resultados, dando ao cidadão a garantia da prestação de cuidados de saúde com qualidade.

 

No dia 15 de Setembro de 2011, O INEM e a Direção-Geral da Saúde assinaram a minuta do programa de Acreditação dos CODU e meios.

 

O programa de Acreditação do INEM no âmbito CODU e Meios inicia, em 2016, um novo ciclo em que o instituto adotou como referencial o manual de standards dedicado a Unidades de Urgência e Emergência. Em Fevereiro de 2018 o INEM viu o seu processo de certificação conforme, sendo atribuído o nível BOM, tornando-se na primeira unidade nacional certificada com este programa.

 

 

Download de documentos:

 

Programa de Acreditação (Folheto)

Download PDF

 

Resolução do Comité de Certificação

Download PDF

Voltar