História do INEM
202220212020201920182017201620152014201320122011201020092008200720062005200420032002200120001999199819971996199519941992199119901989198719851984198319821981
2022
- O INEM e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) promoveram, em janeiro, um webinar conjunto sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
- É lançado o concurso de desenho “Parabéns Estrelinha”, alusivo ao quadragésimo aniversário do INEM.
- O INEM disponibiliza aos operacionais do INEM e SIEM, formação online sobre Via Verde da Sépsis.
- No dia 28 de janeiro, os responsáveis do UK-Med visitaram o Portuguese Emergency Medical Team (PT-EMT). A delegação inglesa é recebida na nova infraestrutura do PT-EMT, situada no concelho de Cascais.
- O INEM promove o concurso de Fotografia “INEM | 40 anos de vida(s)”.
- A 19 de abril, o INEM inicia a distribuição de 45 novas ambulâncias que vão substituir parte da atual frota do Instituto.
- O INEM assegura o planeamento e execução do reforço do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) para o evento MotoGP 2022, decorrido entre os dias 22 e 24 de abril no Autódromo Internacional do Algarve (AIA).
- No dia 24 de abril, uma equipa do INEM acompanha seis crianças ucranianas com doença oncológica na viagem desde Varsóvia (Polónia) até Portugal, para que estas recebam tratamento em quatro hospitais públicos em Lisboa, Porto e Coimbra.
- Inicia, a 27 de abril, uma campanha de sensibilização sobre a importância da Higiene das Mãos, dirigida aos profissionais do INEM. A Campanha decorre durante sete dias, culminando na data em que se assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos.
- O INEM participa num simulacro de acidente ferroviário em Faro, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com o objetivo de testar, à escala real, o desenrolar das operações de socorro num acidente grave na linha ferroviária do Algarve.
- O INEM disponibiliza na sua plataforma de e-learning, conteúdos de apoio para o ensino de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) aos professores certificados pelo INEM como formadores de SBV-DAE.
- A 4 de maio, o INEM realiza um webinar sobre “Comunicação Eficaz no Pré-hospitalar”, dirigido a todos os operacionais do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
- O INEM integra o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS) organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) durante os dias 12 e 13 de maio, em Fátima.
- A 18 de maio, o INEM promoveu um mass training de Suporte Básico de Vida (SBV) na Escola Básica Sebastião da Gama, em Estremoz. Cerca de 35 elementos, entre alunos e professores, participaram nesta iniciativa que permitiu a capacitação da comunidade escolar para uma correta atuação em caso de paragem cardiorrespiratória.
- O INEM assegurou a assistência médica na edição de 2022 do Rally de Portugal, que decorreu entre 19 e 22 de maio.
- Entre os dias 26 a 29 de maio, o INEM promoveu a 5ª edição do Curso Inicial para Operacionais do PT EMT.
- O INEM disponibilizou na plataforma de e-learning Aprender INEM, uma formação dirigida aos cidadãos sobre como fazer manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) denominada “Reanimar com o INEM”.
- Lançamento de nova formação online denominada “Reanimação de Alto Desempenho”. A formação fica disponível na plataforma de e-learning e destina-se aos profissionais do INEM e parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
- O Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) elabora um folheto dirigido a refugiados, migrantes ou a pessoas em busca de asilo. Este folheto contém informação sobre medidas de autoajuda e algumas das reações psicológicas mais expectáveis nestas pessoas que se veem deslocadas do seu quotidiano, usualmente devido a fatores traumáticos, como é o caso da guerra na Ucrânia.
- O INEM participa no workshop organizado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) sobre “Previsão e Alerta da Sinistralidade: O contributo da Inteligência Artificial”.
- O INEM elabora um vídeo onde explica a utilização da técnica ISBAR, adaptada ao contexto da emergência médica pré-hospitalar, nomeadamente ao momento da transmissão de dados entre as equipas pré-hospitalar e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
- O INEM participa na Cerimónia de homenagem “Nobre Casa de Cidadania 2022”, no dia 2 de junho, no Centro Cultural de Belém. Esta cerimónia teve como objetivo homenagear cidadãos que se notabilizaram pelos seus feitos em prol de terceiros.
- A 9 de junho, o INEM participa na Steptalks 2022, para dar a conhecer o percurso do Instituto no projeto de implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.
- A 22 de junho, o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM participa numa conversa virtual sobre o impacto das intoxicações nas crianças e jovens em Portugal, organizada pela APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil.
- No dia 23 de junho, o INEM e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) assinaram um protocolo para licenciamento do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (Programa de DAE).
- O INEM participou no exercício internacional MORSA SATER22, realizado a 23 de junho. Este exercício decorre da cooperação entre Portugal e Espanha no âmbito da Busca e Salvamento (SAR) e tem como objetivo treinar, reajustar e consolidar os procedimentos necessários à salvaguarda da vida humana.
- A 28 de junho, a Comissão de Segurança do Doente do INEM promoveu um webinar sobre Medicamentos “look-alike sound-alike” (LASA) e medicamentos de alto risco (MAM), dirigido aos operacionais do Instituto.
- Profissionais do INEM e investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto publicaram um artigo intitulado “A saúde ocupacional dos profissionais do pré-hospitalar na COVID-19: Contributo do coping e regulação emocional no burnout, trauma e crescimento pós-traumático” na revista científica Análise Psicológica.
- O INEM assegurou e coordenou, na vertente de emergência médica, a prova da etapa portuguesa da Taça do Mundo de Carros de Turismo que se realizou em Vila Real nos dias 2 e 3 de julho.
- O INEM entregou nove Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a Unidades Hospitalares de todo o país.
- O Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) do INEM desenvolveu a formação “Via Verde do Trauma” destinado aos profissionais do INEM e parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
- O INEM prestou apoio à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no combate aos incêndios rurais em Portugal, no âmbito das suas competências.
- O INEM, através do Centro de Formação da Delegação Regional do Norte, ministrou dois cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE) a elementos da Polícia Judiciária Militar (PJM).
- Foi aprovado o regulamento que estabelece as regras de atuação e de funcionamento do Comité de Risco e Segurança da Informação (CRSI) do INEM, órgão colegial responsável pela gestão da Estratégia de Risco e Segurança da Informação.
- No âmbito do 25.º aniversário do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lançou o Concurso de Fotografia intitulado “SHEM | 25 ANOS A VOAR PARA SALVAR VIDAS”.
- O INEM integra Dispositivo de Proteção e Socorro às Festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.
- Uma delegação do Emergency Medical Team (PT EMT) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) participou numa formação realizada pela sua congénere norueguesa (NOR EMT), decorrida em Starum, na Noruega.
- No dia 9 de setembro, o INEM organizou um webinar sobre “O Suporte Básico de Vida em Portugal”, transmitido nas redes sociais do INEM.
- Participação do INEM no exercício Hidra 22, promovido pelo Sistema de Segurança Interna, nos dias 21 e 22 de setembro.
- O INEM procedeu à aquisição de 70 monitores-desfibrilhadores LP15 para substituição destes equipamentos nas Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV).
- O Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM é distinguido com o Prémio Nacional de Psicologia 2022.
- Os Motociclos de Emergência Médica (MEM) do INEM são equipados com um novo monitor de sinais vitais, que permite a realização de eletrocardiogramas (ECG) e a aplicação do Protocolo de Dor Torácica por parte dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH).
- É disponibilizado um novo produto pedagógico na Plataforma e-learning destinado aos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e aos operacionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), denominado “Escala de Coma de Glasgow”.
- No dia 1 de outubro, o INEM participou no congresso da International Fire & EMS Motorcycle Response Unit Association (IMRUA), organizado em formato online, onde apresentou a realidade dos Motociclos de Emergência Médica (MEM) do INEM.
- No dia 4 de outubro, o INEM participou no simulacro “Via Verde AVC” organizado pela Angels Initiative Portugal.
- De 5 a 7 de outubro, o INEM participou no 5th EMT Global Meeting 2022, evento mundial promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e dedicado à resposta humanitária em emergência e catástrofe. Neste certame, o INEM, representado pelo Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT), apresentou um poster científico e participou em duas sessões temáticas sobre o programa de formação TEAMS 3.0 e sobre o seu sistema de água e saneamento (WASH).
- A 13 de outubro, o INEM venceu os Prémios HINTT 2022, na categoria Patient Safety, com o projeto iTEAMS Inclusivo.
- O INEM participou na 13.ª Reunião Anual da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).
- A 14 de outubro realizou-se a sessão comemorativa do 15.º Aniversário das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, assinalado através de uma conferência na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).
- A 16 de outubro, o INEM é distinguido com um Prémio Platina nos EMS Angels Awards. Estes prémios europeus premeiam a excelência das práticas no pré-hospitalar na resposta ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
- O INEM participou num webinar sobre “Lesões Musculoesqueléticas Relacionadas com o Trabalho” dinamizado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
- O projeto “Formação de curta duração de capacitação para trabalho em estruturas residenciais para idosos em contexto de pandemia” foi reconhecido como “boa prática” em termos europeus, nos prémios The European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing.
- O INEM recebeu a visita de deputados que integram a Comissão Parlamentar da Saúde para dar a conhecer a atividade do INEM e o trabalho diariamente desenvolvido pelos seus profissionais.
- O INEM participou no 1.º Fórum Internacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) do Brasil, a 7 de novembro.
- Foi inaugurada, no dia 7 de novembro, uma nova base operacional na cidade de Braga. Esta base centraliza os três meios de emergência num único local situado no Regimento de Cavalaria nº6 (RC6) do Exército Português.
- Todas as ambulâncias de socorro do concelho de Cascais que atuam no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), passam a estar equipadas com um computador portátil que irá permitir às equipas de emergência pré-hospitalar efetuar o registo clínico eletrónico dos utentes, através do programa iTeams do INEM.
- O INEM venceu um prémio do Observatório de Comunicação Interna (OCI) na XI Edição dos Prémios OCI. O INEM submeteu à apreciação dos júris dos prémios OCI a iniciativa levada a cabo no Natal de 2021 “Natal Digital 2021 – Edição Serviços Secretos”, tendo sido o vencedor na categoria “Eventos”.
- O INEM reforçou o dispositivo de emergência médica nacional, para acautelar e garantir uma resposta mais eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita. Este reforço traduziu-se no acréscimo de 37 meios de emergência médica e integrou-se no Plano de Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2022/2023 do Ministério da Saúde
- O Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM) do INEM organizou, no dia 10 de dezembro, a 4ª Edição do Dia do SHEM no Auditório do Palácio Gama Lobo, em Loulé. A iniciativa visou assinalar o 25.º aniversário do serviço.
- É atribuído, na Gala “O Norte Reconhece, O Norte Valoriza”, aos Enfermeiros SIV da Delegação Regional do Norte, o Prémio Excelência 2022, por parte da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros
- Foi assinado, no dia 14 de dezembro, em Valença, o memorando de entendimento que cria o primeiro serviço de emergência médica interregional entre Portugal e Espanha, o serviço “112 Transfronteiriço”, através de um projeto-piloto a implementar nas Regiões Norte e Galiza, e que envolve o INEM e a instituição homóloga galega, a AXEGA.
- No dia 16 de dezembro foi inaugurada uma nova base de operações para os profissionais da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de São Pedro do Sul. A nova base situa-se nas instalações do Serviço de Urgência Básica (SUB) daquela cidade beirã.
2021
- O INEM iniciou a 4 de janeiro o processo de vacinação contra a COVID-19 nos “Centros de Vacinação” instalados nos quatro Centros de Formação do INEM.
- O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM disponibilizou uma nova Plataforma de Notificação de Produtos, que permitiu agilizar o processo de notificação por parte das empresas e tornar mais facilmente acessível a informação aos médicos do serviço.
- O INEM designou o Médico Miguel Soares de Oliveira como novo Coordenador do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE).
- A 21 de janeiro, o INEM montou uma Unidade de Campanha para apoio ao Hospital São Bernardo, em Setúbal, para fazer face à pressão exercida pela pandemia de COVID-19 na região. O dispositivo manteve-se em funcionamento até 19 de fevereiro.
- O INEM montou e operacionalizou pontos de pré-triagem no Hospital de Santa Maria e no Hospital Garcia de Orta que permitiram aliviar a pressão sobre os respetivos Serviços de Urgência, o congestionamento de ambulâncias e garantir um encaminhamento dos doentes para os locais mais adequados, em segurança e no menor espaço de tempo possível.
- O INEM colaborou, a 29 de janeiro, na transferência de três doentes críticos com COVID-19 do continente para a ilha da Madeira, numa operação que resultou da estreita articulação entre os Serviços de Medicina Intensiva envolvidos e a Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a COVID-19 (CARNMI), a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).
- O INEM é uma das instituições que integram o consórcio do projeto TEAMS 3.0, cujo principal objetivo é a gestão de riscos de acidentes transfronteiriços através da prevenção e preparação na Europa e países vizinhos da EU, tendo em vista o fortalecimento da resposta a acidentes e a interoperabilidade dos módulos médicos.
- O INEM coordenou a transferência de doentes internados nos Hospital Fernando Fonseca, Hospital Beatriz Ângelo e Hospital Garcia da Orta para hospitais do norte e sul do país, em operações solicitadas pela Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva (CARNMI).
- O INEM, em conjunto com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), iniciou a sua colaboração no projeto europeu PANDEM-2, com o objetivo de desenvolver processos e sistemas de informação para melhorar a preparação e resposta da União Europeia a futuras pandemias.
- O INEM recebeu, do Governo Francês, 36 ventiladores Osiris 3 e o empréstimo de sete ventiladores Monnal T60, ambos indicados para utilização em transporte de doentes urgentes.
- O INEM recebeu a doação de um Motociclo de Emergência Médica (MEM) por parte da Grande Loja Legal de Portugal, Grande Loja Regular de Portugal.
- O INEM implementou uma ferramenta que permite a total desmaterialização do processo de candidatura aos procedimentos concursais, o que veio possibilitar que os processos de recrutamento do Instituto se realizem de forma totalmente digital.
- O INEM assinalou o Dia Internacional da Mulher com uma conversa virtual sobre ser mulher no universo da emergência médica, que juntou mais de 50 profissionais do Instituto.
- O INEM operacionalizou o envio de medicamentos e material médico para São Tomé e Príncipe, destinado ao apoio das autoridades de saúde santomenses no tratamento dos doentes com COVID-19, bem como na estabilização de doentes críticos.
- A 15 de março, uma nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM iniciou atividade em Alcobaça, distrito de Leiria.
- O INEM disponibilizou na sua plataforma de e-learning uma formação sobre a Via Verde do Acidente Vascular Cerebral (AVC), dirigida aos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica.
- O INEM e a Câmara Municipal de Cascais assinaram um protocolo para implementação de uma base logística do Módulo de Emergência Médica – Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) naquele município.
- O INEM publicou na sua página institucional o Plano Estratégico para 2020-2022, divulgando os objetivos e estratégias do Instituto para os próximos anos.
- O INEM realizou uma revisão e atualização da sua Missão, Visão e Valores, que permitiu um alinhamento a curto, médio e longo prazo com a política e estratégias da Instituição.
- O INEM iniciou um procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de 178 postos de trabalho na categoria de Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH).
- Após um processo de fiscalização prévia por parte do Tribunal de Contas à construção das novas instalações do INEM no Algarve, foi concedido o visto favorável à Câmara Municipal de Loulé para a concretização deste projeto.
- O sistema de call back do Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM passou a ser feito, desde o dia 8 de abril, de forma automática.
- A propósito do Dia Internacional da Segurança no Trabalho, o INEM promoveu um webinar dedicado aos “Desafios da Segurança no Trabalho na Emergência Médica” e dirigido a toda a comunidade da emergência médica pré-hospitalar.
- Um artigo elaborado pelo INEM m parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) sobre a monitorização e promoção da Saúde Psicológica/Ocupacional dos profissionais de Emergência Médica foi publicado pela revista científica International Emergency Nursing, da editora Elsevier.
- Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, os profissionais do INEM foram alvo de reconhecimento, por parte da ministra da Saúde, Marta Temido, “pelo trabalho desenvolvido e pelo excecional empenho dos vossos trabalhadores no âmbito da resposta à COVID-19”.
- O INEM, em conjunto com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, apoiou as autoridades de saúde de Cabo Verde na avaliação e combate à pandemia de COVID-19, numa missão que decorreu de 5 a 11 de maio.
- Cerca de 90 profissionais do INEM asseguraram a proteção à saúde dos participantes da Cimeira Social da União Europeia, que decorreu no Porto nos dias 7 e 8 de maio.
- Por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro, foi criado o Núcleo de Investigação e Desenvolvimento de Enfermagem em Emergência Extra-Hospitalar (NIDE-EEH) do INEM.
- O Código de Boa Conduta do INEM para Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho foi publicado em Diário da República a 10 de maio.
- O INEM coordenou uma equipa de profissionais de saúde que prestou auxílio aos hospitais centrais da cidade da Praia, ilha de Santiago, e do Mindelo, em São Vicente, Cabo Verde.
- O INEM passou a integrar um grupo de trabalho interministerial com o objetivo de elaborar um anteprojeto legislativo, a entregar posteriormente ao Governo, sobre os requisitos de acessibilidade de produtos e serviços.
- O INEM promoveu um Curso Avançado em Psicologia de Emergência (CAPE), entre os dias 17 e 21 de maio, dirigido a profissionais de 6 instituições.
- O INEM assegurou a resposta a situações de emergência médica durante a edição de 2021 do Rally de Portugal, decorrido entre 21 e 23 de maio.
- De 24 a 28 de maio, o INEM ministrou um curso de Condução de Emergência e Defensiva para formadores no Funchal, com o objetivo de se implementar o ensino da Condução de Veículos em Marcha de Emergência Assinalada na Região Autónoma da Madeira.
- O Presidente do INEM participou num debate sobre a Reforma dos Serviços de Urgência no Pós-Pandemia, promovido pelo Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) no dia 27 de maio.
- Realizou-se a 27 de maio, em Loulé, a Cerimónia de assinatura do auto de consignação e do lançamento da primeira pedra das futuras instalações do INEM no Algarve.
- O INEM reforçou o dispositivo diário do SIEM para a final da UEFA Champions League, que teve lugar no Porto a 29 de maio.
- A 2 de junho, o INEM organizou um webinar sobre Situações de urgência/emergência nas pessoas com coagulopatias congénitas ou outras doenças raras, dirigido aos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Medica (SIEM).
- O Presidente do INEM foi um dos palestrantes da mesa redonda “Investir em tecnologia para uma melhor Administração Pública” durante o eHealthsummit.pt.
- O INEM reforçou o dispositivo de emergência médica nacional durante os meses do verão com 11 meios de emergência médica para acautelar e garantir uma resposta eficaz do SIEMa situações de acidente ou doença súbita.
- O INEM abriu um procedimento concursal para o preenchimento de 30 postos de trabalho na carreira especial médica, previstos no mapa de pessoal do Instituto.
- A 18 de junho, 12 Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) concluíram a segunda fase do curso de formação para as novas competências de atuação na atividade de emergência médica pré-hospitalar.
- O INEM atualizou os critérios de verificação do circuito fixo de oxigénio em ambulâncias de transporte, considerando as determinações da norma europeia EN 1789 de 2020.
- O INEM recebeu da APCER os certificados de concessão da Certificação do Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente, Segurança, pelas normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018, após atualização e extensão do seu âmbito de certificação, numa cerimónia que teve lugar na sede do Instituto e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
- O INEM promoveu um webinar dirigido a todos os profissionais da emergência médica pré-hospitalar sobre a Via Verde Sépsis.
- O INEM coordenou uma Missão de Apoio e Formação na Guiné-Bissau, que permitiu formar 40 profissionais de saúde em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE).
- O INEM e o ABC-Algarve Biomedical Center assinaram um protocolo para formação de operacionais em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, no âmbito do projeto da Câmara Municipal de Loulé "Algarve Coração Seguro".
- A Delegação Regional do Centro do INEM passou a ter como responsável a médica Alice Luzio, após aposentação de Regina Pimentel.
- INEM reforçou o dispositivo de emergência médica na praia de Mira e Figueira da Foz durante o verão.
- O INEM e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram, a 13 de julho, um Protocolo de Colaboração para fomentar a partilha de conhecimentos técnicos e científicos e também de experiências profissionais.
- O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) participou num webinar organizado pelo projeto Foz Côa Mais Perto dedicado às intoxicações.
- O INEM criou uma Comissão para acompanhamento permanente das situações de assédio no trabalho.
- O INEM colocou em atividade uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) em Tavira, no Algarve, para operar durante os meses de verão.
- O projeto do INEM “Emergências paliativas, pontes para a resposta” foi distinguido pela Fundação “la Caixa” no âmbito do Concurso Projetos Inovadores de Intervenção em Cuidados Paliativos.
- A 30 de agosto, o INEM procedeu à desmontagem e recolha da Unidade de Campanha instalada no Hospital de São João, que se mantinha operacional desde 7 de março de 2020, no início da primeira vaga da pandemia de COVID-19.
- O INEM iniciou as celebrações do seu 40.º aniversário, a 3 de agosto, com a publicação em Diário da República de um louvor dirigido a todos os seus profissionais, bem como com o lançamento de um Inteiro Postal da República com Selo Comemorativo.
- No âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR), INEM mantém em prontidão um dispositivo para apoio ao combate aos incêndios rurais.
- O INEM realizou um projeto experimental de Ginástica Laboral direcionado a todos os profissionais do Instituto, com o objetivo de promover locais de trabalho seguros e saudáveis.
- O INEM disponibilizou uma nova página de Internet dedicada aos seus Indicadores de Desempenho.
- A 1 de setembro, iniciou funções uma nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) em Alcácer do Sal.
- O INEM promoveu um webinar sobre “Segurança do Doente no Pré-Hospitalar”, dirigido a todos os elementos do SIEM, a 17 de setembro, Dia Mundial da Segurança do Doente.
- O INEM elaborou novas recomendações de atuação em caso de Paragem Cardiorrespiratória (PCR), em linha com as guidelines do European Resuscitation Council (ERC), emitidas em abril de 2021.
- Um artigo científico redigido pelo Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) do INEM sobre a missão humanitária realizada em Moçambique em abril de 2019 foi publicado pela Prehospital and Disaster Medicine Journal.
- O INEM realizou, no Alentejo, a primeira de um conjunto de formações em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE) dirigidas a professores, que vão permitir instituir o ensino de SBV/DAE nos estabelecimentos de ensino público secundário.
- Nos primeiros oito meses de 2021, 597 casos de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) foram devidamente encaminhados para tratamento hospitalar pelo INEM, através da Via Verde Coronária.
- O INEM, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assinaram a revisão do Acordo de Cooperação que regula os princípios enquadradores dos diversos protocolos a celebrar pelo INEM com Corpos de Bombeiros para a constituição de Postos de Emergência Médica (PEM) e de Postos Reserva (PR), incluindo o financiamento desta atividade.
- O INEM disponibilizou, na plataforma Aprender, um novo produto pedagógico destinado aos parceiros do SIEM e dedicado à Via Verde Coronária.
- O INEM foi um dos 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021, na categoria Patient Safety, com o projeto iTEAMS – INEM Tool for Emergency Alert Medical System.
- A tradução portuguesa do livro “O Meu Herói És Tu 2021: Como as crianças podem ter esperança para lidar com a COVID-19!" foi realizada pelo Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Mental Health & Psychosocial Support Network.
- O INEM disponibilizou, na plataforma Aprender, um novo produto pedagógico destinado aos parceiros do SIEM e dedicado ao iTEAMS.
- As Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) do INEM passam a estar equipadas com um novo monitor de sinais vitais, que permite a realização de eletrocardiogramas (ECG), após um investimento superior a 600 mil euros.
- O Médico António Gandra D’Almeida assumiu a direção da Delegação Regional do Norte (DRN) do INEM.
- O INEM disponibilizou, na plataforma Aprender, um novo produto pedagógico destinado aos parceiros do SIEM e dedicado ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
- O INEM esteve presente no Grande Prémio de MotoGP que se realizou em Portimão entre os dias 12 e 14 de novembro.
- O INEM apresentou três trabalhos no European Emergency Medicine Congress (EUSEM 2021), que se realizou em Lisboa.
- O INEM marcou presença no 2.º Congresso Internacional de Segurança Integrada (CISI 2021), com a apresentação de dois posters.
- O projeto ARIEM+ (Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços) culminou com uma cerimónia decorrida a 19 de novembro no Porto.
- O INEM assinalou a criação do Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA), a 22 de novembro de 1971.
- O INEM colaborou na elaboração de um artigo científico publicado no European Journal of Emergency, intitulado "Out of hospital cardiac arrest in the Algarve region of Portugal: a retrospective registry trial with outcome data".
- O INEM procedeu à testagem, no Aeroporto de Lisboa, de passageiros provenientes de Maputo, após serem conhecidas as restrições impostas pelo Governo de Portugal face ao surgimento da nova variante de COVID-19.
- O INEM aderiu ao Pacto para a Conciliação, assumindo o compromisso de implementar e certificar um Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, com base na norma portuguesa NP 4552:2016.
- O INEM disponibilizou na sua plataforma de e-learning um novo produto pedagógico, desta vez dedicado à prevenção da transmissão de infeções, nomeadamente em contexto COVID-19.
- O INEM promoveu um Concurso de Fotografia com o tema “INEM | 40 anos de vida(s)”.
- Profissionais do INEM colaboraram num artigo científico dedicado à saúde mental das equipas de emergência médica durante a pandemia por COVID-19, que foi publicado no International Journal of Emergency Services.
- O INEM reforçou o dispositivo de emergência médica nacional durante os meses do inverno, para acautelar e garantir uma resposta eficaz do SIEM a situações de acidente ou doença súbita.
- O INEM recebeu, a 23 de dezembro, uma visita do Partido Comunista Português (PCP).
2020
- O INEM promoveu um masstraining em Suporte Básico de Vida (SBV) para 150 alunos da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos.
- O INEM renovou a equipa da Comissão de Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos (CCIRA), cuja missão é a de diminuir os riscos de infeção associada aos cuidados de saúde para os doentes e para os profissionais.
- O INEM concluiu o processo de recrutamento de 25 Enfermeiros para integrar as equipas das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM afetas às Delegação Regional do Norte e Sul.
- O INEM e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) juntaram-se num projeto pioneiro que visa o desenvolvimento de competências para os Enfermeiros do INEM e dos serviços de urgência e emergência extra-hospitalar, na área dos cuidados às grávidas e recém-nascidos.
- O INEM realizou um Curso para Operacionais do Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT), visando formar profissionais para integrar missões sob a égide das Nações Unidas ou do Mecanismo Europeu de Proteção Civil em caso de Catástrofes ou Acidentes Graves.
- 540 alunos da Escola D. Pedro V em Lisboa aprenderam a agir em caso de emergência médica, nomeadamente em caso de Paragem Cardiorrespiratória (PCR), com uma ação de masstraining organizada pelo INEM.
- O INEM produziu dois vídeos tutoriais sobre a colocação e remoção de Equipamento de Proteção Individual (EPI) com vista à sua utilização em caso de suspeita de infeção com agentes biológicos, incluindo por SARS-CoV-2.
- O INEM participou no exercício AERO_PTM´2020, que decorreu a 19 de fevereiro no Aeródromo Municipal de Portimão.
- A 24 de fevereiro, o INEM e o Centro Hospitalar do Médio Tejo promoveram uma Sessão Clínica dirigida a Enfermeiros das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM.
- O INEM marcou presença no dia aberto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a 4 e 5 de março.
- O INEM participou na cerimónia de inauguração do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil e da Base de Apoio Logístico do Algarve, na zona industrial de Loulé, a 29 de fevereiro.
- A 6 de março, o INEM recebeu na sua sede militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), integrantes do 1º Curso de Segurança e Proteção de Infraestruturas promovido por esta entidade.
- Catorze socorristas das Unidades de Socorro da Cruz Vermelha Portuguesa de Abrantes, Ponte de Sor e Colos visitaram a Delegação Regional do Sul do INEM, numa ação de sensibilização.
- Em março, o INEM criou Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária (EEIP) para realizar as recolhas de colheitas para análise de suspeitos infetados com o novo coronavírus.
- O Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM desenvolveu folhetos informativos sobre gestão emocional durante a pandemia de COVID-19, disponibilizados no site do Instituto.
- Equipas do INEM foram mobilizadas para os Aeroportos do Porto, Lisboa e Faro, para confirmação de temperatura elevada em passageiros identificados por detetores automáticos (infravermelhos) instalados nessas infraestruturas.
- O INEM ativou a sua Sala de Situação Nacional, em funcionamento 24horas/dia, para garantir a gestão dos transportes especializados de casos suspeitos de COVID-19 e das colheitas de material biológico.
- A Direção de Enfermagem do INEM elaborou três folhetos informativos acerca dos cuidados a ter durante a pandemia de COVID-19, nomeadamente no que diz respeito ao isolamento ou recuperação da doença.
- No final de março, o INEM colaborou com a Administração Regional de Saúde do Centro e com as Autoridades locais na montagem de um Hospital de Campanha em Ovar.
- O INEM produziu dois vídeos em Língua Gestual Portuguesa para explicar aos cidadãos surdos alguns conselhos sobre o que fazer durante a pandemia.
- Desde o início da pandemia, o INEM recebeu inúmeros donativos da sociedade civil.
- O INEM criou condições para que 200 trabalhadores pudessem realizar as suas funções em regime de teletrabalho, nomeadamente através da implementação de postos de atendimento virtuais do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
- Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM foram reforçados com 21 novos Médicos Reguladores, passando o CODU a contar com 80 Médicos.
- O Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM colaborou com a Inter-Agency Standing Committee (IASC) na tradução para Português do Guia “Como Lidar com os aspetos Psicossociais e de Saúde Mental Referentes ao Surto COVID-19”.
- O INEM atribuiu ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Famalicão (BVF) um novo veículo para a prestação de socorro, ao abrigo de um memorando de entendimento entre o INEM e a Liga de Bombeiros Portugueses (LBP).
- O INEM, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e o Instituto Nacional de Saúde – Dr. Ricardo Jorge (INSA) estabeleceram uma parceria no âmbito da pandemia COVID-19, de forma a que as equipas do INEM realizem colheitas de amostras nos Estabelecimentos Prisionais localizados na zona do Porto.
- O iTEAMS (aplicação informática para registo clínico das vítimas) passou a integrar uma funcionalidade que permite aos profissionais do INEM o recurso a um(a) intérprete de Língua Gestual Portuguesa em caso de necessidade de comunicar com a pessoa surda.
- O INEM finalizou o procedimento concursal, iniciado em 2019, para contratação de 125 novos profissionais para a Carreira Especial de Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH).
- O INEM disponibilizou no seu site novas Orientações Técnicas que definem a atuação perante uma Paragem Cardiorrespiratória (PCR) em doente com suspeita de COVID-19 para Profissionais de Saúde e para os Programas Locais do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) | Não Profissionais de Saúde.
- Uma equipa do INEM esteve 26 dias em missão em São Tomé e Príncipe. A pedido do governo são-tomense, os profissionais do INEM integraram a resposta de apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da União Europeia ao surto de COVID-19.
- A 20 de abril, o INEM disponibilizou uma formação virtual sobre a atuação em casos suspeitos de COVID-19, dirigida aos operacionais do Sistema Integrado de Emergência Médica.
- O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, visitou o INEM e, acompanhado pelo presidente do Instituto, conheceu alguns dos meios e serviços operacionais.
- O INEM participou numa operação coordenada de rastreio de trabalhadores em empresas e locais de trabalho com fatores de risco na região da Grande Lisboa.
- A Autarquia de Loulé aprovou, a 3 de junho, o projeto de execução das instalações do INEM no Algarve, bem como o lançamento do concurso público da obra.
- A embarcação “Ria Solidária” vai continuar a garantir socorro às populações das ilhas-barreiras e ilhotes da Ria Formosa, depois do protocolo que junta as Câmaras Municipais de Faro e Olhão, o INEM e a Autoridade Marítima Nacional ter sido prorrogado por mais um ano.
- Em junho, o INEM recebeu da APCER a concessão da Certificação do Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente, Segurança e Formação Profissional, incluindo aprendizagem enriquecida pela tecnologia, pelas normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018 e NP 4512:2012.
- O INEM adquiriu fardamento específico para o Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM) com vista a reforçar a proteção das equipas no desempenho da sua missão.
- O INEM marcou presença, a 8 de julho, no Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário CAJIL, no Lumiar, para ministrar uma formação sobre a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
- O Plano de Resposta do INEM no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) foi atualizado para o biénio 2020-2022.
- O INEM estabeleceu oito protocolos sazonais com vista ao reforço da capacidade de resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica em regiões do país que veem a sua população aumentar no verão.
- Em julho, o INEM e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) assinaram um protocolo de colaboração com vista à realização de estágios dos estudantes de medicina nos meios do INEM e à participação destes elementos em ações de masstraining de Suporte Básico de Vida (SBV).
- O INEM criou um novo Verbete Nacional de Socorro para todo o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
- O INEM abriu um concurso público para contratação de seis Psicólogos Clínicos para o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC).
- O INEM recebeu da APCER os certificados relativos à NP 4512:2012, NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.
- O INEM integrou o dispositivo de segurança formado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) para fase final da Liga dos Campeões.
- A 31 de agosto, o INEM organizou um webinar dedicado à apresentação detalhada do novo Verbete Nacional de Socorro, destinado a todos os elementos do SIEM.
- O programa de fundos comunitários para a competitividade e a internacionalização (COMPETE 2020) concedeu ao INEM o financiamento para cinco projetos.
- Para assinalar o Dia Mundial dos Primeiros Socorros, o INEM organizou um webinar em conjunto com a Escola Nacional de Bombeiros e a Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa, sobre “Mitos em Primeiros Socorros”.
- A Ordem dos Psicólogos Portugueses reuniu com o INEM estreitar laços de cooperação entre as entidades.
- O projeto “ITEAMS – Emergência na palma da mão” do INEM foi um dos 10 finalistas dos Prémios HINTT 2020, dedicado à aceleração digital.
- O INEM organizou um webinar dedicado à “Prevenção e Controlo de Infeção em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI)”, a 9 de outubro.
- A partir de outubro, a Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve passou a integrar a Via Verde AVC.
- A 23 de outubro, o INEM montou o seu hospital de campanha no perímetro do Hospital Padre Américo, em Penafiel, para fazer face à pressão exercida pela pandemia de COVID-19 nos serviços de saúde da região norte do país.
- A 27 de outubro, o INEM operacionalizou um posto de recolha de colheitas biológicas para análise à COVID-19 em Paços de Ferreira.
- O INEM apresentou dois trabalhos no congresso do European Resuscitation Council (ERC), sobre as implicações da pandemia por COVID-19 na abordagem pré-hospitalar à paragem cardiorrespiratória.
- Dois projetos do INEM foram finalistas da iniciativa da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) "Experiências na era COVID-19: Resiliência, Singularidade e Determinação".
- O INEM recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Saúde Sustentável 2020 pelo projeto das Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária (EEIP), uma das contribuições do INEM na resposta à pandemia por COVID-19.
- O INEM realizou um exercício simulacro no âmbito do curso SIV-Enfermeiros, a 28 de outubro, na Base Aérea nº 11 em Beja, envolvendo meios do INEM, da Força Aérea Portuguesa e dos Bombeiros Voluntários de Beja.
- O Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM promoveu duas edições do Curso Avançado de Psicologia de Emergência (CAPE), em Lisboa e no Porto, para profissionais de mais de 20 entidades.
- Em outubro, o INEM implementou na ferramenta de registo clínico dos meios uma funcionalidade que permite às tripulações reportarem situações de risco de saúde pública em contexto COVID-19.
- Em novembro, o INEM promoveu sessões de esclarecimento virtuais sobre a COVID-19, dirigidas a todos os seus profissionais.
- O INEM disponibilizou uma equipa para participar no processo de seleção para futuros formadores de condução defensiva de veículos de emergência do Serviço Regional de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira (SRPC-RAM).
- O INEM foi distinguido pela Federação Internacional dos Hospitais (International Hospital Federation – IHF) pela sua intervenção junto das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) no âmbito do combate à COVID-19.
- A 19 de dezembro, o INEM promoveu o Dia do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica em formato virtual.
- O INEM lançou, a 22 de dezembro, uma música de Natal intitulada “Contigo fica mais fácil” que contou com a participação dos músicos Agir, Ana Bacalhau e Fernando Daniel.
- O INEM renovou o seu parque de Motociclos de Emergência Médica (MEM) com a aquisição de sete novos motociclos, num investimento de 74.200€.
- Uma nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM iniciou atividade a dia 28 de dezembro, em Oliveira de Azeméis, num modelo de gestão integrada com o Hospital São Miguel – Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV).
2019
-
- O INEM mantém a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2015.
- A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve é acreditada pelo INEM como entidade formadora no âmbito da formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE). A ARS Algarve torna-se na segunda ARS do país a poder dar formação certificada em SBV e SBV-DAE, de acordo com as normas e preceitos do INEM.
- O INEM associou-se à campanha promovida pela European Emergency Number Association (EENA) intitulada #Humansof122, lançada no dia do 112, com o objetivo de dar visibilidade a todos os que trabalham no socorro e assistência em situações de emergência.
- Profissionais do INEM integram uma comitiva destacada para Angola, para realização de uma missão de Diagnóstico do Ministério da Saúde de Portugal, coordenada pela Direção-Geral da Saúde.
- O módulo de emergência médica e profissionais (PT EMT) do INEM foi certificado em março pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para poder integrar o seu equipamento e profissionais em missões humanitárias de resposta a acidentes graves e catástrofes em cenários nacionais e internacionais.
- O Website do INEM foi distinguido com os prémios “Melhor Design” e o “Site Mais Acessível” do Serviço Nacional de Saúde no Portugal eHealth Summit, uma cimeira da inovação, tecnologia e saúde promovida pela SPMS.
- O INEM integrou a força operacional conjunta destacada para Moçambique na sequência do ciclone Idai. A equipa foi coordenada pela ANPC e apresentava valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em situações de emergência complexas.
- O INEM mobilizou para Moçambique o seu módulo de emergência médica com um total de 28 profissionais (PT EMT) para participar nas operações de socorro e prestar cuidados de saúde às vítimas do ciclone Idai.
- No mês de abril, o INEM iniciou a distribuição de 20 novas Ambulâncias para substituir parte da atual frota do Instituto.
- O INEM recebeu um prémio de Comunicação, atribuído pela Associação Europeia do Número de Emergência (EENA), a propósito de uma campanha lançada por ocasião do último campeonato mundial de futebol. A campanha alertava para a utilização responsável do Número Europeu de Emergência – 112, dado o ainda elevado número de falsas emergências recebidas.
- Vinte e quatro novos profissionais do INEM foram mobilizados para Moçambique para render a Equipa que se encontrava a trabalhar na província de Mafambisse, na sequência da passagem do ciclone Idai no país.
- O INEM equipou cinco ambulâncias do Serviço de Emergência Médica de Moçambique (SEMMO) com material de Suporte Básico de Vida e equipamento para abordagem a vítimas de trauma.
- O INEM e a Associação de Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center) celebraram num protocolo de colaboração com vista à instalação da Delegação Regional do Algarve nas novas instalações do ABC – Algarve Biomedical Center, no Município de Loulé.
- Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, o INEM assegurou a assistência médica no Rally de Portugal, com o envolvimento de 73 profissionais e diversos recursos materiais.
- Entre os dias 28 de maio e 1 de junho, o INEM participou no exercício europeu de proteção civil designado CASCADE´19, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado pela União Europeia, que mobilizou mais de 600 operacionais de Portugal, Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.
- Entre os dias 5 e 9 de junho, o INEM integrou o dispositivo de segurança da PSP na fase final da Liga das Nações da UEFA, em Guimarães e no Porto.
- No dia 18 de junho foi divulgado em Diário da República o novo Regulamento de caracterização das ambulâncias dos Postos de Emergência Médica (PEM) dos Corpos de Bombeiros, das ambulâncias PEM da Cruz Vermelha Portuguesa e das Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) do INEM.
- O Governo autorizou a contratação imediata de 20 novos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) para o INEM através de recurso à bolsa de recrutamento remanescente do concurso anterior.
- No mês de junho, o INEM, através do Gabinete de Certificação e Acreditação do Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM,) concluiu o centésimo processo de acreditação na área da formação em emergência médica.
- No dia 1 de julho, foi criado um novo número de contacto gratuito – 800 250 250 para o Centro de Informação Antivenenos (CIAV). A partir desta data, a ligação para o Centro de Informações na área da toxicologia deixou de ter qualquer custo associado, facilitando assim o acesso a todos os cidadãos.
- No dia 2 de julho, o INEM e a Polícia Judiciária (PJ) assinaram num protocolo que lança as bases para uma cooperação institucional recíproca, através da cedência de instalações no edifício da PJ para a utilização e funcionamento de uma base de meios de emergência do INEM. Em contrapartida, o INEM cedeu à PJ equipamentos técnicos para situações de emergência pré-hospitalar e realizou ações de formação aos elementos da PJ.
- Em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), o produziu uma coleção de vídeos explicativos sobre como realizar um conjunto de técnicas utilizadas em contexto de trauma.
- O INEM abriu um procedimento concursal com vista à contratação de 25 enfermeiros, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para ingressar na carreira especial de enfermagem do INEM.
- O médico António Rui Barbosa assume funções como responsável da Delegação Regional do Norte do INEM.
- O INEM associou-se à Campanha de Segurança Rodoviária em Portugal “Respeite quem trabalha na Estrada” que mobilizou várias entidades públicas e privadas no mês de julho.
- O INEM acionou no dia 20 de julho, um dispositivo de emergência médica destinado a garantir o apoio no combate aos incêndios que deflagraram em várias localidades da região Centro do país e que foi desmobilizado no dia 24 de julho.
- No mês de julho, profissionais do Departamento de Emergência Médica do INEM e da Equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Cascais estiveram reunidos para apresentação e discussão dos dados do projeto piloto ITEAMS - Inem Tool for Emergency Alert Medical System.
- O INEM deu início, em agosto, em colaboração com alguns parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), ao teste do novo modelo de Verbete de Socorro, por forma a atualizar e harmonizar todo o processo de acesso à informação entre os vários intervenientes do SIEM na prestação de cuidados de saúde aos utentes.
- No dia 2 de setembro o INEM abriu um procedimento concursal para recrutamento de 125 Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH).
- No dia 5 de setembro, o INEM e Cruz Vermelha Portuguesa assinaram um contrato-programa para concretização por parte da CVP de formação de Tripulantes de Ambulância de Socorro (TAS), através de novos cursos para novos tripulantes, e ainda a recertificação de TAS para elementos da CVP.
- No dia 16 de setembro, durante a 69.ª Sessão do Comité Regional da Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Copenhaga, Dinamarca, o INEM recebeu a certificação obtida pelo Portuguese Emergency Medical Team (Pt EMT).
- Foi publicada no início do mês de outubro a Carteira de Serviços do INEM. Este documento resume a oferta de serviços realizados pelo INEM e pelos seus profissionais à população, pretendendo ser um guia esclarecedor da atividade do Instituto.
- No dia 22 de novembro, o INEM assinou 75 protocolos para renovação de ambulâncias de Postos de Emergência Médica (PEM) afetas aos Corpos de Bombeiros, no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, em Torres Novas. A cerimónia contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido.
- Em dezembro, o INEM implementou um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Formação Profissional através dos referenciais normativos ISO aplicáveis a estas áreas da gestão.
- No dia 7 de dezembro, o INEM assinalou o “Dia do SHEM” (Serviço de Helicópteros de Emergência Médica) no Auditório do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.
- O INEM celebrou 12 novos Protocolos para criação de novos Postos de Emergência Médica no quartel dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, em Santo Tirso, e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, António Sales.
- O INEM associou-se à Campanha publicitária da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, “O seu melhor presente é estar presente” para a prevenção de acidentes rodoviários na quadra festiva.
2018
-
- O médico Ricardo Pacheco Duarte assume funções como responsável da Delegação Regional do Norte do INEM.
- INEM lança campanha nas redes sociais para alertar para o uso indevido do Número Europeu de Emergência - 112.
- São mobilizados 76 operacionais e 36 meios de emergência médica para um incêndio em Vila Nova da Rainha, Tondela.
- Vídeo do INEM, em Língua Gestual Portuguesa, selecionado para um concurso do Centro Europeu de Línguas Modernas.
- INEM participa em Curso de Emergências Radiológicas promovido pela Comissão Nacional para Emergências Radiológicas.
- INEM lança campanha “INEM Receita” nas suas redes sociais para recordar os procedimentos mais importantes para salvar vidas.
- INEM recebe Certificação de Nível Bom atribuído pelo comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde, da Direção Geral da Saúde, tornando-se a primeira entidade em Portugal a receber este reconhecimento.
- INEM e Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPC, IP - RAM) assinaram um protocolo de colaboração no âmbito do Serviço de Assistência Telemédico Marítimo para melhorar a articulação entre o CODU - Mar do INEM e os serviços do SRPC, IP – RAM, visando reforçar a capacidade de resposta de Portugal no âmbito da assistência telemédica marítima.
- O INEM recebe uma delegação parlamentar brasileira. A visita ao nosso país teve como principal objetivo conhecer melhor a organização e funcionamento do INEM.
- Criado Grupo de Trabalho para Requalificação do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa.
- INEM participa em exercício da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) “PROCIV – Serra de Ossa 2018”.
- INEM promove a “1ª Conferência Internacional de Emergência Médica – Portugal no contexto europeu”, realizada em Lisboa a 12 de abril. Os Serviços de Emergência Médica pré-hospitalares na Europa e em Portugal, as ameaças, os desafios e o futuro desta área de atividade lançam o mote do encontro.
- INEM participa em exercício internacional na Argélia “Al Seimeex”. Este exercício teve por base a ocorrência de um sismo 7.0 que acaba por gerar diversos danos secundários, nomeadamente libertação de agentes NRBQ e rotura de uma barragem.
- É anunciado pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, um investimento de 3,7 milhões de euros na renovação da frota de ambulâncias do INEM. Em 2018 vão ser assinados protocolos com corporações de bombeiros para a aquisição de 75 Ambulâncias para Postos de Emergência Médica, melhorando as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica na assistência a vítimas de acidente ou doença súbita.
- O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, preside à sessão de boas-vindas a 100 novos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH), profissionais que ingressam no INEM através de concurso. O INEM passa a contar um total de 1.037 trabalhadores da carreira especial de TEPH.
- No dia 21 de abril, cerca de 100 trabalhadores do INEM e respetivas famílias plantaram 1500 sobreiros na localidade de Cepos, concelho de Arganil, em plena Serra do Açor. Numa verdadeira ação de responsabilidade social e ambiental, o INEM arborizou 8,74 hectares ardidos, em pleno coração da Serra do Açor, fazendo renascer a parcela de terra “INEM”.
- INEM participa em Exercício Militar “Fénix 18” que teve como objetivo testar a capacidade de resposta das diferentes valências em situações de sismos ou incidentes com produtos químicos ou radioativos que possam colocar em causa a segurança, proteção e salvaguarda de pessoas e bens.
- INEM integrou o dispositivo de Operações e Socorro da ANPC no Santuário de Fátima, através da montagem do Hospital de Campanha, diversos recursos materiais e 40 profissionais do INEM.
- No âmbito do Festival Eurovisão da Canção, realizado pela primeira vez em Portugal, o INEM teve como missão a coordenação de todas as atividades de saúde em ambiente pré-hospitalar, a triagem e evacuações primárias e secundárias, a referenciação e transporte para as unidades de saúde adequadas, tendo envolvido nesta operação diversos recursos materiais e humano.
- INEM assegurou assistência médica no Rally de Portugal, com o envolvimento de 100 profissionais e diversos recursos materiais.
- INEM integrou o dispositivo de prevenção ao Grande Prémio de Motonáutica que decorreu em Portimão, empenhando 39 profissionais e diversos recursos materiais.
- INEM recebeu na sua sede em Lisboa, a visita de uma Delegação da Bielorrússia. Solicitada pela Organização Mundial de Saúde – Europa, a visita destinou-se a dar a conhecer os sistemas de informação, ehealth, processos eletrónicos, protocolos de decisão eletrónicos, integração dos sistemas de informação dentro e entre instituições do Ministério da Saúde
- O INEM participou no Exercício PROCIV – Montemuro 2018 no âmbito da Diretiva Nacional Operacional n.º 2 – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DON n.º 2 – DECIR) e dos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.
- O INEM e a Cruz Vermelha Portuguesa celebraram um protocolo de colaboração com vista à formação de formadores para a Escola de Socorrismo da CVP.
- INEM e Fundação EDP entregam 33 compressores cardíacos externos a Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação e paralelamente equipam os quatro Helicópteros de Emergência Médica com este mesmo equipamento, num investimento total de 374 mil euros.
- Entra em funcionamento nos CODU a nova versão do Sistema Integrado de Atendimento e Despacho de Emergência Médica (SIADEM). Esta nova versão conta com a cartografia digital melhorada.
- INEM acompanha Comitiva Portuguesa aos XI jogos Desportivos da CPLP que se realizam em São Tomé e Príncipe.
- É alcançado um marco histórico há muito ambicionado: o país passa a dispor de um Posto de Emergência Médica (PEM) do INEM em todos os concelhos de Portugal continental, com a abertura do PEM de Castro Marim.
- O INEM assina um protocolo com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e o Conselho Português de Ressuscitação (CPR) para a criação de um Registo Nacional de Paragem Cardiorrespiratória que permita conhecer melhor a realidade nacional e planear ações futuras.
- INEM assina protocolos com vista à renovação de 75 Postos de Emergência Médica, num investimento de 3,7 milhões destinado a subsidiar integralmente a compra de 75 novas ambulâncias.
- INEM recebe na sua sede a Comissão Nacional de Trauma.
- INEM lança novo vídeo de Suporte Básico de Vida, recordando um conjunto de procedimentos fundamentais a ter em conta perante situações de paragem cardiorrespiratória.
- INEM celebra contrato de aluguer dos serviços de disponibilização, locação e operação de 4 novos helicópteros destinados exclusivamente à emergência médica.
- INEM e a Força Aérea Portuguesa assinaram um protocolo de colaboração. Este acordo tem em vista a criação de sinergias na área da formação, considerando a oferta formativa especializada na área da Saúde ou em universos a ela associados das duas Entidades.
- Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida passa a efetuar a uma nova técnica, denominada Continuous Positive Airway Pressure – CPAP.
- O INEM, na sequência do Furacão Leslie, ativa a sua Sala de Situação Nacional para acompanhar e articular com as restantes entidades de proteção civil os efeitos da passagem desta intempérie por Portugal.
- Delegação de Timor-Leste visita INEM inserida na estratégia de cooperação em saúde desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde – com o objetivo de fortalecer os sistemas públicos de saúde dos países em desenvolvimento, em particular dos PALOP.
- INEM venceu a 5ª edição do Prémio Healthcare Excellence, que distingue iniciativas que permitem a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes, com o projeto "Via Verde Reanimação".
- Estreia no Doc Lisboa ’18 do filme “Turno do Dia” do realizador Pedro Florêncio. Este filme é o resultado das imagens recolhidas no CODU de Lisboa e que culminaram neste documentário do realizador português.
- INEM recebe financiamento para projeto na área da Inteligência Artificial em conjunto com o Instituto Superior Técnico e Instituto de Engenharia e de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento.
- INEM entrega duas novas VMER ao Centro Hospitalar do Oeste (Caldas da Rainha e Torres Vedras). Com esta entrega o INEM conclui a 100% a renovação do seu parque VMER iniciada em 2016.
- INEM recebe visita do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda com vista a auscultação do INEM no âmbito de propostas para o Orçamento de Estado de 2019.
- O INEM, através do Gabinete de Sistemas e Tecnologias de Informação, participa no exercício de cibersegurança Ciber Perseu, promovido pelo Exército Português.
- INEM participa em campanha do Ministério da Saúde e Ministério da Administração Interna para o uso correto do Número Europeu de Emergência – 112. INEM e Forças de Segurança criam, em conjunto com a associação Safe Communities Portugal, um cartão de identificação de emergência dirigido a turistas e residentes estrangeiros em Portugal.
- INEM colabora com a Secretaria Regional de Saúde e Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira na organização do 1º Congresso Nacional de Emergência Médica Pré-hospitalar, sob o tema “Este mar que nos une.”.
- INEM conclui o empenhamento na operação de proteção civil da ANPC em Borba, na sequência da derrocada de uma pedreira que vitimou cinco pessoas.
- INEM assina um protocolo de colaboração com a Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) que visa potencializar a inspeção técnica realizada pelo INEM a veículos de transporte de doentes urgentes e não urgentes.
- Helicóptero de Emergência Médica do INEM despenha-se na Serra de Valongo quando regressava à base de Macedo de Cavaleiros ,após ter efetuado um serviço de emergência para o Hospital de Santo António, no Porto. Todos os 4 ocupantes, o Médico Luis Vega, a Enfermeira Daniela Silva, o Piloto João Lima e o Copiloto Luis Rosindo, falecem na sequência do acidente. É o primeiro e único acidente registado com helicópteros ao serviço do INEM desde a criação do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM) em 1997.
- INEM atribui, a título póstumo, um voto de louvor aos elementos da equipa do SHEM que perderam a vida no acidente de 15 de dezembro de 2018. A equipa era composta pelo Médico Luis Enrique Garcia Vega, pela Enfermeira Daniela Alexandra Oliveira e Silva e pelos Pilotos João Manuel Sousa Vieira Lima e Luís Miguel Singéis Neto Rosindo.
2017
- 20 novos Enfermeiros ingressaram no INEM. A sessão de boas vindas decorreu na sede do INEM e contou com a presença da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
- Publicado o Despacho n.º 837/2017 que criou o Grupo de Trabalho para a reestruturação dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.
- A 17 de janeiro, o INEM e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) celebraram um Protocolo de Colaboração no âmbito da temática das vítimas de violência doméstica e de crime, nomeadamente de criminalidade violenta, designadamente, familiares e amigos de vítimas de homicídio e vítimas de violência sexual.
- O INEM recebeu em janeiro uma delegação do CDS-PP. A reunião de trabalho teve como principal objetivo a avaliação do respetivo trabalho dos CODU do INEM.
- O Presidente da ZEESM (Zona Especial de Economia Social de Mercado, mais conhecido pelo Enclave de Oecusse em Timor Leste), Dr. Mari Alkatiri, visitou o INEM. A visita inseriu-se na estratégia de cooperação em saúde desenvolvida pela DGS, que tem por objetivo fortalecer os sistemas públicos de saúde dos países em desenvolvimento, em particular dos PALOP e Timor Leste.
- No âmbito da nova carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH), foi designada a primeira Coordenação Geral dos TEPH, de âmbito regional.
- Realizou-se a primeira reunião do Grupo de Trabalho para a Reestruturação dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (GTR-CODU) do INEM em Lisboa. Para além de elementos do INEM, integraram este Grupo de Trabalho representantes da Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, ANPC, LBP e PSP, dois especialistas hospitalares com reconhecida experiência no âmbito da emergência médica e um representante da sociedade civil com conhecimentos na área da resposta em emergência médica.
- Iniciou-se o procedimento para seleção e recrutamento de 100 Técnicos de Emergência Pré-hospitalares para o exercício de funções nas áreas de influência das Delegações Regionais do Sul, Centro e Norte do INEM.
- O INEM marcou presença na cerimónia comemorativa do Dia da Proteção Civil, que teve lugar na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em Carnaxide. A sessão, presidida pela Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, foi dedicada ao tema “Proteção Civil Preventiva e Descentralização”.
- No dia 9 de março decorreu a 1º reunião da Estrutura de Coordenação dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar do INEM.
- O INEM participou na 27.ª edição da Meia-Maratona de Lisboa, no âmbito do apoio a eventos de grande escala.
- Designada a nova Coordenação Operacional dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalares.
- No dia 21 de março, a Comissão Parlamentar de Saúde visitou as instalações do INEM em Faro.
- Para assinalar a criação da Carreia Especial de Técnico de Emergência Pré-hospitalar, o INEM realizou uma cerimónia com o objetivo de dar a conhecer o processo de implementação desta carreira especial no INEM, apresentar a sua estrutura de coordenação e as novas competências adquiridas por estes profissionais.
- Paulo Jorge Espiga Alexandre é designado Vogal do Conselho Diretivo do INEM.
- O INEM participou na Cerimónia de Apresentação Pública da Diretiva Operacional Nacional N.º 6 – Operação Fátima 2017 que contou com a presença do Presidente da República.
- Por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, a 12 e 13 de maio, o INEM instalou equipamentos rádios SIRESP nos Hospitais do segundo e terceiro eixos do Plano de Contingência do Ministério da Saúde.
- A 12 de abril, o INEM anunciou o novo modelo para constituição de Postos de Emergência Médica (PEM) e um plano para renovação da frota do instituto a cinco anos.
- Publicado o Despacho nº. 3350/2017 que define o novo modelo de aquisição e gestão da frota das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação.
- O INEM esteve presente na etapa do F1H2O-UIM World Championship que decorreu nos dias 22 e 23 de abril em Portimão. Em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Portimão e Lagoa e a Cruz Vermelha Portuguesa de Portimão, garantiu a prestação de cuidados de emergência médica nesta prova de cariz internacional.
- Em virtude da indisponibilidade dos helicópteros Kamov para a emergência Médica, o INEM assegurou a contratação de 4 helicópteros exclusivos para a Emergência Médica durante a “Fase Charlie” dos Incêndios Florestais.
- Realizou-se uma formação interna, destinada a colaboradores de backoffice do INEM, em Suporte Básico de Vida, uma iniciativa do Departamento de Formação em Emergência Médica com o objetivo de capacitar todos os profissionais do INEM com esta competência.
- O INEM atribui Posto de Emergência Médica aos Bombeiros Voluntários de Espinho.
- É criado o Gabinete para a Gestão das Instalações do INEM.
- O INEM apresentou, a 6 de maio, o Plano Operacional do Instituto para as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima. A cerimónia contou com a presença do Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Jaime Alves, da Secretária-Geral do Gabinete de Segurança Interna, Procuradora-Geral Adjunta Maria Helena Fazenda, e altos representantes da Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Comissão de Gestão do Plano de Contingência do Ministério da Saúde para estas comemorações.
- Aberto concurso para dez novos Psicólogos para exercerem atividade no Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM.
- O INEM e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) assinaram um protocolo de colaboração com vista à melhoria da informação de saúde, à interoperabilidade dos sistemas e racionalização dos meios e recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
- O INEM assegura a assistência médica no Centenário das Aparições de Fátima que contou com a vinda a Portugal de Sua Santidade o Papa Francisco.
- O INEM assegura a assistência médica no Rally de Portugal 2017.
- O INEM participou no exercício COASTEX 17, em Tróia, entre os dias 23 e 26 de maio. Contou com a participação de 750 pessoas, de 32 organizações de 25 países europeus e do espaço Schengen, para treinarem a articulação em atividades de Guardas Costeiras, no âmbito do “European Coast Guard Functions Forum (ECGFF)”, presidido por Portugal através da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.
- O INEM contrata 60 novos Enfermeiros.
- Reforço de meios de emergência no Algarve com um Motociclo de Emergência Médica e três ambulâncias de socorro nas Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa de Armação de Pêra, Altura e Albufeira.
- 6 de junho o INEM renovou a sua frota de Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação através da assinatura de um protocolo com as respetivas Unidades Hospitalares que dispõe deste tipo de meio de suporte avançado de vida.
- É oficialmente lançado o novo site institucional.
- Disponibilizado o sumário executivo e as recomendações do Grupo de Trabalho para a reestruturação dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.
- O INEM mobilizou um dispositivo de apoio aos incêndios que assolaram o nosso país no mês de junho. O dispositivo contou com mais de 80 profissionais, entre Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-hospitalares, Psicólogos, elementos ligados à gestão dos dispositivos e à logística.
- No dia 1 de julho realizou-se um simulacro que testou a capacidade instalada de Bombeiros, INEM e Hospital de Braga: um cenário criado de incêndio, seguido de derrocada, em que o INEM montou um Posto Médico Avançado (PMA).
- O INEM e as Associações de Bombeiros de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra assinaram no dia 12 de julho um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica. Na mesma ocasião, o INEM assinou com as Associações de Bombeiros de Figueiró dos Vinhos e de Góis um protocolo para a renovação das Ambulâncias do INEM destes concelhos.
- A pedido do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, o Presidente do INEM foi à Comissão Parlamentar de Saúde esclarecer a atividade de emergência médica pré-hospitalar.
- O INEM assinou com o Corpo de Bombeiros de Alcoutim um protocolo para a Constituição de um Posto de Emergência Médica, capacitando dessa forma a totalidade dos concelhos do Algarve com uma Ambulância do INEM.
- O INEM e o Serviço Regional da Proteção Civil, I.P. da Região Autónoma da Madeira (SRPC, IP-RAM) assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a colaboração entre as duas entidades nos domínios pedagógicos e técnico, e a partilha de recursos logísticos na área da formação em emergência médica.
- É homologado o Plano Estratégico do INEM 2017-2019, o Plano de Atividades 2017 e o QUAR de 2017.
- O INEM assinou, dia 28 de julho, 17 protocolos para constituição de novos Postos de Emergência Médica (PEM). Nesta data atingiu-se um marco histórico e há muito ambicionado na emergência pré-hospitalar: todos os concelhos de Portugal Continental passam a ter uma Ambulância do INEM.
- INEM assinala o seu 36º aniversário!
- É iniciada a renovação da Frota de Ambulâncias colocas em Postos de Emergência Médica (PEM).
- INEM mobiliza dispositivo de emergência médica de apoio aos incêndios florestais de agosto.
- Assinatura de protocolo entre o INEM e a CVP – Delegação de Coimbra para a constituição de um novo Posto de Emergência Médica.
- INEM assegurou assistência médica no Red Bull Air Race 2017.
- A 4 de setembro, em Arruda dos Vinhos, o INEM assinou um conjunto de protocolos destinados a renovar 37 ambulâncias em Postos de Emergência Médica (PEM) e a criar três novos PEM. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.
- Câmara Municipal de Loulé e INEM assinam protocolo para nova base de meio de emergência em Quarteira.
- O Departamento de Formação em Emergência Médica lança os novos Manuais de Formação: Manual de Suporte Básico de Vida, Manual de Suporte Básico de Vida Pediátrico e Manual de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (DAE)
- Decorreu, na sede da SPMS, a cerimónia de assinatura dos contratos para aquisição de 22 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), que contou com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
- O INEM integra a Comissão Nacional de Trauma.
- A 16 de outubro o projeto de Suporte Imediato de Vida (SIV) assinalou o seu 10º aniversário.
- 137 profissionais do INEM garantiram apoio aos incêndios florestais que deflagraram nas regiões norte e centro do país.
- INEM e Faculdade de Motricidade Humana assinam protocolo de colaboração com vista à promoção de estágios formativos para alunos de cursos ministrados na FMH-ULisboa.
- Os Psicólogos do INEM promoveram o primeiro Curso Avançado de Psicologia de Emergência (CAPE). O curso contou com a presença de formandos de várias instituições, nomeadamente do INEM, Polícia de Segurança Pública, Centro de Psicologia Aplicada ao Exército, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa, Instituto de Segurança Social, Polícia Marítima e Apoio à Vida.
- Assinatura de protocolo entre INEM e Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital com vista à renovação do Posto de Emergência Médica.
- O INEM participou na Sessão de apresentação da “Avaliação dos resultados de um ano do Protocolo CHSJ/INEM/IPST para colheita de órgãos em dador de paragem cardiocirculatória e início de atividade dos Centros de Colheita do Centro Hospitalar Lisboa Norte e Centro Hospitalar Lisboa Central”, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
- Secretário de Estado da Saúde visita a Delegação Regional do Sul – Algarve do INEM.
- Cerimónia de entrega de 22 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a Unidades Hospitalares do país.
- Através do Gabinete de Sistemas e Tecnologias de Informação, o INEM participou no exercício de defesa nacional “CIBER PERSEU 2017”.
- Entre os dias 29 e 30 de novembro decorreram no Centro de Formação do INEM, em Faro, os Cursos de Planeamento de Emergência Hospitalar Externa e Fundamentals of Disaster Management (FDM) – Curso Princípios de Medicina de Catástrofe.
- A ambulância dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis foi a primeira viatura a ser adquirida, e devidamente carroçada, de acordo com o novo modelo de financiamento das Ambulâncias INEM que constituem Posto de Emergência Médica
- Pedro Henrique Pires Lavinha é designado, em regime de substituição, Vogal do Conselho Diretivo do INEM.
2016
- 85 novos Técnicos de Emergência ingressaram no INEM. Contratos são assinados a 5 de janeiro.
- O INEM recebe uma Delegação do Ministério da Saúde de Moçambique com a finalidade de colaborar na formação do SEMMO, o novo Serviço de Emergência Médica daquele país de língua oficial portuguesa. A visita tem lugar no dia 25 de janeiro.
- É Publicado o Despacho n.º 1858/2016, de 5 de fevereiro, que determina o aumento do subsídio mensal fixo a atribuir pelo INEM por cada meio VMER integrado, fixando-se no montante de € 6.800,00.
- Em março, a Autoridade Nacional de Proteção Civil condecora o INEM com a medalha de mérito de proteção e socorro, grau ouro, distinto laranja, pelo relevante papel que desempenha no sistema nacional de proteção civil.
- Entra em funcionamento, no dia 1 de março, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.
- No dia 8 de abril, o Presidente da República promulga o decreto-lei que “procede à revisão da carreira de técnico de ambulância de emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P., e cria o regime da carreira especial de técnico de emergência pré-hospitalar”.
- Assinado no dia 12 de abril o protocolo para o funcionamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação que fica sediada no Hospital de Nossa Senhora do Rosário: VMER Barreiro/Montijo.
- É publicado o Despacho n.º 5058-D/2016, de 13 de abril, que vem regulamentar a atividade relativa ao transporte inter-hospitalar de doentes críticos.
- A 19 de maio, a CRESAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública publicou o aviso de procedimento concursal n.º 11_03/16 com vista ao preenchimento do cargo de Presidente do INEM.
- O INEM implementa dispositivos especiais para reforço de meios de Emergência Médica na Região do Algarve, "Operação Fátima 2016" e Rally de Portugal 2016.
- O INEM participa, entre os dias 1 e 3 de junho, no 1º Encontro Europeu de Transporte de Doentes.
- O INEM participa, a 21 de junho, no exercício de emergência ALS 2016, realizado no Aeroporto General Humberto Delgado, em Lisboa
- O INEM recebe em julho, na sua sede em Lisboa, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. O membro do governo reúne com o Conselho Diretivo e com estruturas representativas dos trabalhadores do INEM com o objetivo de analisar um conjunto de matérias relacionadas com a atividade de emergência médica pré-hospitalar.
- O INEM e a Autoridade Nacional de Proteção Civil assinam, em julho, um acordo que visa definir as modalidades de cooperação institucional entre as Equipas de Apoio Psicossocial da ANPC e o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM, nas vertentes de formação e intervenção operacional.
- O INEM concretiza a manutenção da Acreditação no nível Bom do Programa de Acreditação CODU e Meios, validado por visita externa da Direção-Geral da Saúde nos dias 18 e 19 de julho.
- A 22 de julho, Luís Alberto Rodrigues Alves Meira é nomeado Presidente do INEM.
- Entre os dias 29 e 31 de julho, o INEM assegura a assistência médica ao Campeonato do Mundo de F1 de Motonáutica em Portimão.
- O INEM e a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, no Funchal, assinam um protocolo de colaboração para a realização de estágios formativos.
- No mês de agosto, entre os dias 7 e 13, o INEM mobiliza um dispositivo médico de apoio aos incêndios que assolam a região norte e centro do país.
- Uma equipa multidisciplinar do INEM integra a Força Especial de Combate a Incêndios deslocada, entre os dias 10 e 14 de agosto, para a ilha da Madeira, na sequência dos graves incêndios que se registaram no concelho do Funchal. O INEM destacou uma equipa de cinco elementos, dois Médicos, um Enfermeiro, um Psicólogo e um Técnico de Emergência Pré-hospitalar, para prestar apoio às Autoridades Locais na resposta a eventuais necessidades de cuidados de saúde e apoio psicológico.
- No dia 1 de setembro o INEM inicia um conjunto de ações de formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa dirigidas a profissionais de todos os Agrupamentos de Centros de Saúde integrados na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
- O INEM colabora com a Autoridade Marítima num simulacro de evacuação nas ilhas-barreira, em Olhão. O exercício tem lugar a 2 de setembro.
- O dia 14 de setembro fica marcado na agenda do país como a data que veio permitir o ensino e a expansão do Suporte Básico de Vida nas Escolas através de um processo que visa a formação e capacitação dos professores e, depois, a replicação dos conhecimentos adquiridos aos alunos. O protocolo é assinado pelos Ministros da Saúde e Educação.
- No dia 17 de setembro o INEM garante a coordenação, na vertente de emergência médica, da 6ª edição do NOS em D´Bandada, no Porto.
- A 25 de setembro o INEM marca presença na “Bênção dos Capacetes 2016”, em Fátima.
- Apresentação pública do projeto piloto destinado a otimizar a colheita de órgãos de dadores em paragem cardiocirculatória. O protocolo é assinado pelo INEM, Hospital de São João e Instituto Português do Sangue e Transplantação.
- A 27 de outubro, o INEM inicia um novo ciclo de Acreditação com Manual de Acreditação específico para a Área da Urgência e Emergência.
- No dia 7 de novembro o INEM entrega 20 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação a Unidades Hospitalares do país, iniciando o processo de renovação da sua frota de viaturas.
- O INEM marca presença, a 18 de novembro, no 10º Congresso do Comité Português da União Radio Científica Internacional que decorre no Auditório da Microsoft, no Parque das Nações, em Lisboa.
- O INEM participa, a 26 de novembro, nas 3ªas Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas, em Santa Maria da Feira.
- O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, anuncia, no dia 13 de dezembro, a reabertura formal da Delegação Regional do Algarve do INEM, numa cerimónia que decorre nas instalações do INEM em Faro.
- A 13 de dezembro é também assinado um protocolo entre a Administração Regional de Saúde do Algarve e o INEM que prevê a formação no âmbito da emergência médica a profissionais e a formadores da ARS Algarve assim como a acreditação desta Administração de Saúde como entidade formadora, designadamente em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.
- O INEM participou no evento Datacenter Airlift 2016, nas instalações da Microsoft em Lisboa. Na ocasião, o Instituto apresentou o estudo de caso de implementação da tecnologia Azure no INEM.
- Foi assinado a 29 de dezembro um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da cidade. Este acordo tem como objetivo colocar em funcionamento o Dispositivo Integrado e Permanente de Emergência Pré-Hospitalar. A partir do início de 2017, Lisboa passa a contar com um reforço de seis ambulâncias dos bombeiros voluntários da cidade.
- O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e o Presidente do INEM, Luís Meira, entram em 2017 com uma visita ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Norte.
2015
- Uma nova ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM iniciou, no dia 19 de janeiro, atividade em Avelar, concelho de Ansião, distrito de Leiria.
- Em fevereiro o INEM integra uma Missão Portuguesa na República da Guiné-Bissau para apoio na prevenção da Doença por Vírus Ébola (DVE), através da instalação e garantia de funcionamento de um Laboratório móvel para o diagnóstico da DVE.
- O Fórum Algarve, em Faro, acolheu entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março, sessões de Treino em Suporte Básico de Vida, organizadas com a colaboração do INEM.
- Em março, o INEM recebeu autorização do Governo para reforçar o seu quadro de pessoal com 70 novos Técnicos Operadores de Telecomunicações de Emergência.
- O INEM e a Direção-Geral da Educação assinaram no dia 5 de março um protocolo pioneiro que iniciou uma relação de estreita cooperação entre as duas entidades na área do Ensino e Formação de Suporte Básico de Vida .
- O INEM marcou presença na 16ª edição da “Segurex - Salão Internacional de Proteção e Segurança”, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, entre os dias 6 e 9 de maio.
- Em maio, o INEM garantiu mais uma vez a coordenação de todas as atividades de Saúde, em ambiente pré-hospitalar - triagem, evacuações primárias e secundárias e a referenciação e transporte para as unidades de saúde mais adequadas – das situações de emergência médica ocorridas durante a peregrinação ao Santuário de Fátima, com a presença, no terreno, de 45 profissionais, em média, por dia.
- Entre os dias 21 e 24 de maio o INEM assegurou a coordenação das atividades de emergência médica na edição de 2015 do Rally de Portugal, na região Norte do País.
- Em junho de 2015 entra em funcionamento a Ambulância de Suporte Imediato de Vida de Lisboa.
- Celebração, em junho, do Contrato de consórcio com a empresa TEKEVER, Tecnologias de Informação SA e vários parceiros na qualidade de entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico e entidades copromotora do projeto (Estado-maior do Exercito, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P., Instituto Superior Técnico, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.). Esta parceria teve por finalidade a execução do projeto intitulado “UPCAST” no âmbito do sistema de incentivos de investigação e desenvolvimento tecnológico.
- Entre os dias 4 e 6 de junho o INEM marcou presença na Blue Business Forum, uma exposição dedicada ao Mar que decorreu na Feira Internacional de Lisboa.
- Por ocasião da 34ª Concentração Internacional de Motos de Faro, que decorreu entre os dias 16 e 19 de julho, e para garantir a melhor capacidade de resposta possível a situações de emergência médica pré-hospitalar, o INEM reforçou os seus meios no terreno.
- O INEM procedeu, no dia 28 de julho, à entrega de 36 ambulâncias a corporações de bombeiros de todo o país, sendo que 25 foram novos Postos de Emergência Médica.
- Entre 31 de julho e 2 de agosto o INEM assegurou a assistência médica pré-hospitalar ao Grande Prémio de Fórmula 1 de Motonáutica que se realizou no Rio Douro, entre Porto e Gaia.
- No dia 12 de agosto o INEM marcou presença no Dia Internacional da Juventude com 3 sessões de mass training que se realizaram no Estádio do Jamor.
- Celebração, no mês de setembro, de um protocolo de cooperação com a Universidade Católica Portuguesa (Instituto de Ciência e Saúde) com o objetivo de contribuir para uma melhor integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos da UPC-ICS no contexto da atividade profissional e promover o contacto com o mercado de trabalho.
- Alteração da equipa diretiva do INEM, no mês de outubro, com a entrada em funções, em regime de substituição, do Presidente do Conselho Diretivo, Luís Meira.
- Foi assinado no dia 29 de outubro, na sede do INEM, o Protocolo de Geminação entre a Empresa Pública de Emergências Sanitária (EPES) da Andaluzia e o INEM, na sequência do trabalho desenvolvido pelas duas entidades no âmbito do Projeto “Geritrans A Plus”.
- Assinatura, em outubro, de um Protocolo de Cooperação com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do Açores no âmbito da emergência pré-hospitalar para colaboração na partilha de informação e na formação dos agentes de ambas as instituições.
- O INEM recebeu, no dia 24 de novembro, a visita do Alto Comissário da Guiné Bissau para o Ébola.
- Assinatura, no mês de dezembro, de um Protocolo de Cooperação com o Instituto Nacional de Estatística I.P. para colaboração no que diz respeito ao acesso a dados administrativos relativos às ocorrências pré hospitalares no Continente, para fins exclusivamente estatísticos.
2014
- No dia 15 de janeiro, o INEM recebeu na sua sede em Lisboa, uma delegação do Partido Socialista para analisar um conjunto de matérias relacionadas com a emergência médica pré-hospitalar. Entre os assuntos abordados, mereceu especial interesse o modelo de funcionamento das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação.
- Durante o mês de fevereiro foram realizados quatro Mass Trainings em Suporte Básico de Vida nos Centros Comerciais da Sonae Sierra, de norte a sul do país. Estas ações resultaram de uma parceria entre o INEM e a Sonae Sierra.
- No dia 24 de março iniciou funções um novo Conselho Diretivo do INEM. O Major Médico Paulo Amado de Campos assume o cargo de Presidente do Instituto.
- Entrou em funcionamento, no dia 31 de março, a Ambulância de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico de Faro, no Algarve.
- No dia 3 de abril o Ministro da Saúde de Moçambique visitou as instalações do INEM e pode verificar in loco o funcionamento do Instituto que coordena a emergência médica em Portugal Continental.
- Entre os dias 3 e 6 de abril o INEM participou, mais uma vez, na prevenção e organização do Rally de Portugal, assegurando eventuais situações de emergência médica que pudessem decorrer no desenrolar da prova.
- Foi publicado o Despacho 5561/2014, de 23 de abril, que veio definir os meios de emergência pré-hospitalar de suporte avançado e imediato de vida do INEM, que atuam no âmbito do SIEM, e as bases gerais da sua integração da rede de serviços de urgência.
- O INEM integrou o dispositivo da Autoridade Nacional de Proteção Civil no âmbito das comemorações do dia 13 de maio, e procedeu à montagem de um módulo do seu Hospital de Campanha, o equivalente a um Serviço de Urgência Básica, da Rede de Serviço de Urgência.
- Entre os dias 24 e 25 de maio o INEM participou na prevenção da Final da Liga dos Campeões, realizada no Estádio da Luz, bem como no festival de música Rock in Rio. Estes eventos originaram um aumento considerável de população na cidade de Lisboa exigindo igual aumento da capacidade de resposta dos serviços de emergência médica.
- Foi publicado o Despacho 9958/2014, de 1 de agosto, que clarificou o aumento de competências por parte dos Técnicos de Emergência, e os modelos de atuação e proibições no âmbito da atuação pré hospitalar.
- Foi publicado o Despacho 10109/2014, de 6 de agosto, que determinou e definiu o tipo de meios de emergência médica que o INEM dispõem para o correto funcionamento e cumprimento da sua missão, nomeadamente as Ambulâncias de Emergência Médica, Ambulâncias de Socorro, Motociclos de Emergência Médica, Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência, Transporte regional do Doente Crítico e Serviço de Helitransporte de Emergência Médica.
- O INEM, em cooperação com as demais entidades nacionais inseridas no combate à prevenção do vírus Ébola, realizou no dia 14 de agosto um simulacro de um caso suspeito de Ébola. O simulacro contou com a presença de várias entidades, entre eles o Ministro da Saúde, Paulo Macedo.
- Durante o mês de setembro, o INEM participou nas comemorações dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde. O INEM assinalou a efeméride através da promoção de cinco Mass Trainings em Suporte Básico de Vida que decorreram nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa.
- No dia 15 de setembro entrou em funcionamento, no Pólo de Valongo do Centro Hospitalar de São João, uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM.
- No âmbito do Programa de Cooperação entre Portugal e a República da Guiné-Bissau, o Primeiro-ministro Guineense visitou, no dia 4 de novembro, a sede do INEM em Lisboa.
- No mês de dezembro, Portugal atingiu a marca dos 1000 Desfibrilhadores Automáticos Externos licenciados pelo INEM e disponíveis em espaços públicos do país.
- Foi publicada a Portaria nº 260/2014, de 15 de dezembro, que veio regular o transporte de doentes. Para além do procedimento de concessão de alvarás, a portaria definiu os tipos, características e equipamentos das ambulâncias, bem como os requisitos dos seus tripulantes.
- Na tarde de 24 de dezembro, o INEM recebeu a visita do Ministro da Saúde, Paulo Macedo. O Ministro desejou as boas festas a quem trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano, para prestar cuidados de emergência médica pré-hospitalares.
- No dia 29 de dezembro entraram em funcionamento 10 novas ambulâncias de socorro numa parceria entre o INEM e as Corporações de Bombeiros de Mogadouro, Mondim de Basto, Resende, Vila Nova de Foz Côa, Murtosa, Oliveira de Frades, Estarreja, Chamusca, Ferreira do Zêzere e Vila Viçosa. Desta forma, foi reforçado o dispositivo de emergência médica em Portugal Continental e capacitados os parceiros do INEM no Sistema Integrado de Emergência Médica.
2013
- No dia 1 de janeiro, três novas ambulâncias do INEM entraram em funcionamento nas corporações de bombeiros de Cinfães, Nazaré e Terras de Bouro.
- A 8 de janeiro, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra tornou-se a primeira entidade hospitalar acreditada pelo INEM para dar formação na área da emergência médica.
- No dia 7 de fevereiro, uma nova ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM iniciou atividade em Cinfães.
- O INEM e o Conselho Português de Ressuscitação assinaram, no dia 30 de abril, um protocolo para uniformizar e promover a formação em reanimação ministrada pelas duas entidades.
- O INEM homenageou com uma medalha e o título de "Cidadão Exemplar" dois cidadãos por terem colaborado exemplarmente com a operadora do INEM na chamada de socorro que fizeram para salvar o seu neto. A cerimónia teve lugar no dia 23 de maio.
- Duas novas motas de emergência do INEM entraram em funcionamento em Cascais e Matosinhos a 3 de junho.
- No primeiro dia de julho, sete novas ambulâncias do INEM entraram em funcionamento nas corporações de bombeiros de Alcochete, Ansião, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Monção, Paços de Ferreira e Salvaterra de Magos e duas novas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida do INEM iniciaram atividade em Castro Verde e Moimenta da Beira.
- No mesmo mês, o INEM reforçou o seu quadro de pessoal com 100 novos Técnicos de Ambulância de Emergência que asseguram o funcionamento das ambulâncias existentes e vieram permitir a abertura de novos meios em várias zonas do país.
- O INEM entregou Desfibrilhadores Automáticos Externos a 67 corporações de Bombeiros. O objetivo traçado pelo Instituto de equipar com DAE todas as ambulâncias de socorro do Sistema Integrado de Emergência Médica foi assim concluído no dia 11 de julho.
- Duas novas ambulâncias do INEM, operadas diretamente pelo Instituto, entraram em funcionamento em Viana do Castelo e Lisboa no dia 1 de agosto.
- A 22 de setembro o INEM dá a conhecer o início do processo de aquisição de 75 ambulâncias de emergência para renovar a frota de viaturas existente no país, bem como para abertura de novos meios.
- Entraram em funcionamento, no dia 1 de outubro, cinco novas ambulâncias operadas diretamente pelo INEM em Guimarães, Coimbra, Lisboa, Sacavém e Seixal e uma nova ambulâncias de Suporte Imediato de Vida do INEM inicia atividade em Arouca. Neste mesmo dia iniciaram atividade três novas ambulâncias do INEM nas corporações de bombeiros de Ponte da Barca, Alcanena e Sátão.
- No dia 14 de outubro, Regina Pimentel inicia funções como Presidente do Conselho Diretivo do INEM.
- O INEM e a Escola Nacional de Bombeiros celebraram no dia 5 de novembro um contrato-programa formativo para 2014, que prevê a realização de 32 cursos de formação em técnicas de emergência médica para operacionais das corporações de bombeiros.
- A 8 de novembro, a Comunidade Islâmica de Lisboa comemorou o seu 45.º aniversário e no âmbito das comemorações desta efeméride homenageou o INEM pelos serviços prestados à sociedade.
- Uma nova Ambulâncias do INEM iniciou atividade em Viseu no dia 15 de novembro.
- O projeto "CODU Nacional" foi distinguido no âmbito do reconhecimento de boas-práticas na saúde, desta vez pela organização dos Prémios Hospital do Futuro, na categoria Gestão e Economia da Saúde. A cerimónia decorreu no dia 2 de dezembro.
2012
- Entre 29 de março e 1 de abril o INEM assegurou a coordenação da área de emergência médica da edição de 2012 do Rally de Portugal que teve lugar em Lisboa e no Algarve.
- A 11 de maio, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, visita o Hospital de Campanha do INEM no âmbito da operação “Fátima 2012”.
- Implementação de um sistema de fluxos de triagem nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM (Tetricosy® - TElephonic TRIage and COunseling System) que começou a funcionar no dia 9 de maio.
- Início da participação regular do INEM no transporte do doente crítico entre unidades de saúde.
- A 18 de julho o INEM recebe a visita do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, para conhecer o novo sistema de triagem do CODU - Tetricosy®.
- Em julho foi alargada a Certificação da Qualidade ISO 9001 ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa.
- Em agosto o INEM alarga a utilização do Mobile Clinic® - uma aplicação informática de registo clínico eletrónico - às suas ambulâncias que funcionam em corporações de Bombeiros, substituindo-se assim a comunicação que até aqui era efetuada via telefone e equiparando estes meios aos do próprio INEM.
- No mês de setembro o INEM cria 11 novos Postos de Emergência Médica em corporações de bombeiros da região Sul (Aljustrel, Alpiarça, Almodôvar, Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Fronteira, Gavião, Monforte, Serpa, Sousel).
- A 8 de outubro o INEM obtém a Acreditação - Certificação de Qualidade de Nível Avançado - atribuído pelo Comité de Certificação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA), da Consejeria de Salud y Bienestar Social.
- Início, no mês de outubro, de um regime de partilha de meios aéreos entre o INEM e a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
- Também em outubro teve lugar uma reorganização profunda da rede de ambulâncias de emergência, em parceria com a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Liga Bombeiros Portugueses, no sentido de aumentar a eficácia e eficiência da emergência médica pré-hospitalar. O dispositivo nacional de meios de emergência médica do INEM foi reforçado com 21 novos meios de emergência.
- Publicação de dois despachos de extrema importância para a regulação da emergência médica pré-hospitalar, ficando definido de forma explícita o que se espera de cada serviço, de cada um dos meios e de cada um dos profissionais que atuam na emergência médica pré-hospitalar: Despacho n.º 13794/2012, de 24 de outubro, que define as Ambulâncias de Emergência Médica, Motociclos de Emergência Médica e Ambulâncias de Socorro, nomeadamente no que respeita à sua dispersão geográfica, a sua tripulação, competências e relação com a rede de serviços de urgência; Despacho n.º 14041/2012, de 29 de outubro, que define a atividade do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, os seus recursos humanos, competências, bem como, a articulação com outros intervenientes do SIEM.
- Uma parceria entre o INEM e o Museu do Pão permite oferecer cursos de Suporte Básico de Vida a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o país. Os cursos de formação tiveram lugar a 30 de outubro.
- Com o Projeto "Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa" o INEM alcançou em novembro o 1º Prémio “Hospital do Futuro” na categoria “Acessibilidade”.
- Início de um processo de Acreditação de Centros de Formação do INEM nas Unidades de Saúde do Sistema Nacional de Saúde e nas estruturas de parceiros do SIEM (Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa).
- Reestruturação dos produtos pedagógicos do INEM, tornando-os modulares e passíveis de obter equivalências.
- Conclusão, no mês de novembro, de um conjunto de Manuais da Formação, resultado de um trabalho que contou com a colaboração de diversos peritos e profissionais da emergência médica pré-hospitalar e que pretende disponibilizar aos formandos que participem em ações de formação organizadas pelo INEM ou certificadas por este Instituto, manuais pedagógicos modernos e de acordo com o estado-da-arte.
- Disponibilização na página do INEM na internet de um conjunto vasto de informação, nomeadamente indicadores de desempenho, de forma a aumentar o empowerment/a capacitação dos cidadãos na gestão da sua saúde.
- Publicado o despacho n.º 16401/2012 de 26 de dezembro que veio definir as Competências dos Técnicos de Ambulância de Emergência do INEM.
2011
- Alargamento, nos meses de janeiro, abril e dezembro, da Rede de Desfibrilhação Automática Externa a 330 Corporações de Bombeiros, reforçando-se a parceria estratégica com os nossos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica e expansão do Programa Nacional de DAE a mais 104 Locais de Acesso ao Público. Acreditação, ao longo do ano, do Programa de Formação em SBV e DAE a mais 9 Entidades, em TAT a mais 4 Entidades e em TAS ao Regimento de Sapadores Bombeiros, expandindo-se a capacidade formativa na vertente da Emergência Médica.
- De 24 a 27 de março o INEM presta assistência médica às provas oficiais da edição de 2011 do Rally de Portugal.
- Em abril é assinado um protocolo entre o INEM e os Serviços de Sangue e da Transplantação para utilização dos Helicópteros do INEM para transporte de Tecidos e Células para transplantação, aumentando-se a eficiência destes meios de emergência e melhorando a resposta do SNS a esta premente necessidade.
- Criação, no mês de abril, do Serviço de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico da Região Norte do país.
- INEM passa a reconhecer aos doentes transportados em ambulâncias do Instituto o direito de serem acompanhados por familiar ou por pessoa de sua relação, um passo que representa uma maior abertura ao cidadão por parte dos serviços prestados pelo INEM.
- Celebração de 5 Protocolos para criação de Postos de Emergência Médica.
- No dia 1 de junho, três Motociclos de Emergência entraram em funcionamento nas cidades de Braga, Coimbra e Faro.
- No mês de junho, INEM colabora com Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra na realização de um mass training em Suporte Básico de Vida dirigida a 500 estudantes académicos, dotando-os de conhecimentos essenciais para saber atuar perante uma situação de paragem cardiorrespiratória.
- Início da integração dos meios de emergência pré-hospitalares na rede de serviços de urgência permitindo a sua gestão conjunta por parte do INEM e Serviços de Urgência hospitalares.
- A Ambulância de Suporte Imediato de Vida de Ponte de Sor entra, no mês de julho, em funcionamento no Serviço de Urgência Básica de Ponte de Sor.
- Contratação, em julho, de 76 Técnicos de Ambulância de Emergência.
- Colocação em todos os meios de emergência do INEM, do Registo Clínico Eletrónico - Mobile Clinic e do sistema de apoio à navegação - Navigator INEM.
- Criação do CODU Nacional colocando fim às diferenças regionais no atendimento das chamadas de emergência - 112. O tempo de atendimento das chamadas foi reduzido de 13 segundos em 2010 para 7 segundos em 2011.
- Início do processo de Acreditação do INEM segundo o Modelo Nacional e Oficial de Acreditação do Ministério da Saúde, um processo que permite ao Instituto ser avaliado, externamente, na sua capacidade para alcançar standards internacionais.
- A 15 de setembro, INEM recebe a visita do Ministro da Saúde, Paulo Macedo.
- O Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) do INEM foi galardoado em outubro com o 1.º Prémio Nacional de Boas Práticas em Saúde, atribuído pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar e pela Direcção-Geral da Saúde.
- Publicado a 3 de novembro o despacho 14898/2011 do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, que define os meios de emergência pré-hospitalares de Suporte Avançado (caso das VMER) e Imediato de Vida (caso das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida) do INEM bem como as bases gerais da sua integração na rede de serviços de urgência.
- INEM é premiado, no mês de novembro, com nova distinção. Desta vez, o 3º lugar na categoria “Qualidade em Saúde - Acreditação” do Fórum Hospital do Futuro. O projeto, designado de “Qualificar para Salvar”, foi o da Certificação pela norma ISO 9001 do Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) e dos Centros de Formação do INEM.
2010
- Em fevereiro, profissionais do INEM integram a Força Conjunta Portuguesa (FOCON) para uma missão no Haiti. Três médicos, três enfermeiros e quatro Técnicos de Ambulância de Emergência prestam assistência médica às vítimas de um terramoto com a magnitude de 7,3 na escala de Richter.
- Ana Jorge, Ministra da Saúde, visita no dia 19 de abril, a base do Helicóptero do INEM sediado em Macedo de Cavaleiros.
- Planeamento de um dispositivo especial no âmbito da visita de Bento XVI a Portugal, em maio deste ano, que envolve 170 profissionais, entre os quais uma equipa multidisciplinar para acompanhar o Papa em permanência.
- A 1 de abril, três novos Helicópteros do INEM entram em funcionamento nas bases de Macedo de Cavaleiros, Santa Comba Dão e Loulé.
- Em julho deste ano são formados 72 profissionais em Fisiologia de Voo e Segurança em Heliportos, para prestação de serviço nos Helicópteros de Emergência Médica do INEM.
- No mês de julho, o INEM recebe da APCER, a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001, no âmbito da Formação em Emergência Médica e Acreditação de Entidades para a Formação.
- INEM presta assistência médica às vítimas do acidente ocorrido no mês de agosto, na A25, em Sever do Vouga, do qual resultaram seis mortos e 72 feridos, dos quais 48 em estado grave.
- Realiza-se, em setembro, o II Congresso Nacional de Emergência Médica organizado pelo INEM, sob o tema "Da rua ao hospital – abrir portas, partilhar recursos".
- Inicia funções, a 7 outubro, um novo Conselho Directivo no INEM. Miguel Soares de Oliveira assume o cargo de Presidente do Instituto.
- INEM e Bombeiros Voluntários de Viseu assinam, a 4 de novembro, um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica.
- No mês de dezembro, 30 Corporações de Bombeiros recebem Desfibrilhadores Automáticos Externos e formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa no âmbito do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa do INEM.
2009
- Admissão de 28 Técnicos Operadores de Telecomunicações de Emergência.
- Substituição de 45 ambulâncias do INEM cedidas a Corporações de Bombeiros e a funcionarem como Postos de Emergência Médica.
- Realizou-se em março, o I Encontro Nacional do SIEM, na Feira Internacional de Lisboa.
- Elaborado em julho, o Plano de Contingência do INEM para continuidade de laboração em cenário de pandemia de Gripe A.
- Entram em funcionamento duas novas VMER com base no Centro Hospitalar de Torres Vedras e no Centro Hospitalar do Médio Ave - Famalicão.
- É publicado o Decreto-lei 188/2009 de 12 de agosto, que veio regulamentar a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos por leigos.
- Entra em funcionamento, no mês de setembro, a VMER do Hospital do Litoral Alentejano - Santiago do Cacém.
- Realizam-se, em setembro, o I Congresso Nacional de Emergência Médica e a 8ª Conferência Médica da NATO, ambos organizados pelo INEM. Os eventos contaram com a presença de 342 e 155 participantes, respetivamente.
- Apoio a vários eventos, entre os quais o ‘Red Bull Air Race 2009’.
- Admissão, em outubro, de 123 novos Técnicos de Ambulância de Emergência.
- Entra em funcionamento a Ambulância de Suporte Avançado de Vida Pediátrico, sedeada no Hospital de Santa Maria.
- A 3 de dezembro é inaugurado o 1º Programa de Desfibrilhação Automática Externa em espaços públicos, no concelho de Guimarães.
2008
- Em janeiro, entra em funcionamento a VMER do Hospital de São José em Lisboa.
- É a equipa do INEM em missão em Timor-Leste que presta a primeira assistência médica ao Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, depois de ser vítima de um atentado.
- Em fevereiro inicia funções o novo Conselho Diretivo do INEM, assumindo o cargo de Presidente do Instituto o Dr. Abílio Gomes.
- O CAPIC passa a garantir a presença de um psicólogo no CODU 24 horas por dia.
- Em maio, entra em funcionamento a VMER de Barcelos, sedeada no Hospital de Santa Maria Maior.
- 14 médicos do Uruguai iniciam funções no INEM, ao abrigo de um protocolo celebrado entre os Ministérios da Saúde de Portugal e do Uruguai.
- O INEM, juntamente com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), lança a campanha de prevenção de intoxicações “Histórias de Acordar”.
- Durante o ano de 2008, o INEM dá apoio aos seguintes eventos: XXIII Cimeira Luso-Espanhola; O Grande Prémio de Portugal de Motonáutica teve lugar também este ano; Queima das Fitas da Universidade de Coimbra; Rally de Portugal, Rally Transibérico; Rock in Rio Lisboa 2008; Lisboa Bike Tour, XXVII; Concentração Internacional de Motos de Faro e Redbull Air Race 2008.
- Durante o ano de 2008, o INEM participou nos seguintes exercícios/simulacros: exercício da NATO “UUSIMAA 2008” na Finlândia, CONVEX 03 no Aeroporto de Lisboa, ORION 2008, EU Terror Atack em França, entre outros.
- Prestou ainda em 2008, assistência no Acidente Ferroviário na linha do Tua 2008.
2007
- Realiza-se em Portugal o primeiro curso de Intervenção Psicológica em Situações de Crise/Catástrofe, dirigido a psicólogos da Segurança Social e do Exército, assim como Técnicos de Ambulância do INEM e licenciados em Psicologia.
- Entram em funcionamento as VMER do Hospital do Espírito Santo em Évora e do Hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre. Todos os distritos do país passam assim a dispor de um meio de Suporte Avançado de Vida.
- Assinado protocolo com o Hospital Amadora-Sintra que permite a transição do programa DAE deste Hospital, Choque pr’a Vida, para o INEM.
- Publicada em Maio a nova Lei Orgânica do INEM.
- Lançamento da campanha publicitária “E se precisasse de uma ambulância e ela estivesse ocupada numa chamada falsa?”, com o objetivo de sensibilizar o público para o problema das chamadas falsas para o 112.
- Instalada uma ambulância piloto de Suporte Avançado de Vida no Alentejo (SAV), com vista à futura implementação do modelo de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV).
- O American Journal of Emergency Medicine, publicação de referência mundial na área da emergência médica, publicou um artigo sobre a utilização das motas de emergência pelo INEM.
- Lançada a campanha publicitária “Seja mais rápido que…” pelo Alto Comissariado da Saúde, com o apoio do INEM, sensibilizando a população para os sinais de alerta de acidente vascular cerebral e enfarte.
- A delegação regional de Coimbra muda de instalações e a cerimónia de inauguração foi presidida pelo então Ministro da Saúde, António Correia de Campos. Ficam concentrados num único edifício os serviços de coordenação, administração e logística da delegação regional, bem como o CODU e o Centro de Formação.
- Entram em funcionamento, em Outubro, as primeiras quatro ambulâncias SIV no Alentejo, no âmbito do projeto do Ministério da Saúde de requalificação das urgências – Odemira, Estremoz, Moura e Elvas.
2006
- A Delegação Regional do Algarve muda de instalações, para um novo espaço com 12 áreas distintas, incluindo o CODU, respetiva zona de apoio, salas de formação e base para a tripulação das ambulâncias que operam no distrito de Faro.
- O CIAV passa a denominar-se Centro de Informação Antivenenos - Dra. Arlinda Borges.
- Duas equipas de três elementos do INEM acompanham o contingente da GNR enviado para Timor-Leste, em Junho.
- Presente na 1ª Mostra de Boas Práticas do Fundo Social Europeu (FSE), o INEM foi selecionado pelo Saúde XXI como um dos bons exemplos na aplicação dos financiamentos proporcionados pelo FSE em Portugal.
- A partir de Agosto os CODU abrangem 100 % da população nacional.
- Assegurado um dos grandes objetivos do INEM: Todas as chamadas 112 referentes à saúde passam a ser atendidas e tratadas por profissionais de saúde com formação específica.
- Novembro: Participação do INEM no exercício anual do Exército Português “Orion 06”.
- Três novas VMER entram em funcionamento no ano de 2006, com sede nos hospitais Distritais de Bragança e Beja e no Centro de Saúde de Albufeira.
- Ao longo do ano, o INEM presta assistência a diversos eventos nacionais: Rally de Portugal, 16ª Meia Maratona Internacional de Lisboa, Gold Marathon Memorial Carlos Lopes, festival de música Rock in Rio Lisboa, Queima das Fitas do Porto, Campeonato Europeu de Futebol Sub21, 1º Lisboa Bike Tour.
2005
- Há novas VMER nos Hospitais Curry Cabral e de Castelo Branco, e nos Centros Hospitalares da Cova da Beira (Covilhã) e do Médio-Tejo (Abrantes).
- Participação no simulacro “Centauro 2005”, em Lisboa, realizado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil.
- Participação na “Segurex 2005”, a maior exposição realizada em Portugal na área da prevenção, proteção e segurança, realizada na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
- No âmbito da Proliferation Security Iniciative, o INEM participou no exercício “Ninfa 2005” – fase III, decorrido em Portugal.
- A Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo muda de instalações, passando a funcionar junto da sede do INEM.
- Apoio à 6ª Meia Maratona de Portugal, que contou com a participação de mais de 15 mil atletas.
- O INEM participa no exercício “Joint Assistence 2005”, na Ucrânia, no âmbito do Euro-Atlantic Disaster Response Coordination Center da NATO.
- A página do INEM na Internet passou a contar com uma área dedicada às crianças.
2004
- Entram em funcionamento as VMER dos Centros Hospitalares do Alto Minho (Viana do Castelo) e Vila Real (Peso da Régua) e dos Hospitais de Braga, Vale do Sousa, Santarém, Santa Maria (Lisboa) e Chaves.
- Adotada a cor atual do INEM, o amarelo RAL 1016.
- Iniciado o processo de desativação das ambulâncias operadas pela PSP.
- Criado o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC), dirigido à população e às equipas de emergência.
- Durante o Euro 2004, 2.921 elementos do INEM atendem 2003 doentes.
- Publicação da primeira edição do Boletim dos Tripulantes de Ambulância do INEM, “Operacional”.
- Estão disponíveis mais três Viaturas de Intervenção em Catástrofe.
- A mota passa a ser um dos meios de emergência ao serviço do INEM.
2003
- Em Fevereiro, o médico especialista em Imunohemoterapia, Luís Manuel Cunha Ribeiro, assume a presidência do INEM.
- Aprovada a Lei Orgânica do INEM, em Julho.
- Abertura da VMER do Hospital de Guimarães e da primeira Viatura de Intervenção em Catástrofe.
- Os CODU do INEM passam a abranger 75% da população.
- Criada a Equipa de Intervenção em Situações de Exceção (EISE), estrutura não formal focada no planeamento na área da catástrofe.
- Após o sismo que assolou a cidade de Bam, no Irão, o INEM enviou uma equipa de 10 elementos que assistiu um total de 273 vítimas.
- Participação num simulacro de um bombardeamento radiológico na Roménia, no âmbito da cooperação Civil-Militar da NATO.
- Equipas de emergência apoiam a Gymnaestrada 2003, em Lisboa.
2002
- O INEM alarga o horário do Serviço de Helicópteros de Emergência de 12 para 24 horas diárias.
- Os Hospitais de Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha dispõem de novas VMER.
- Publicado o primeiro número da Newsletter do INEM - Via Verde para a Vida.
2001
- Implementação da Via Verde AVC na zona Norte.
- O especialista em Medicina Interna José Manuel França Gouveia torna-se o novo Presidente do INEM.
- Alterado o acesso telefónico do CIAV: criação de duas linhas - linha azul e linha normal.
- Entra em funcionamento a VMER do Hospital do Barlavento Algarvio.
- Criado em Abril o Gabinete de Informação do INEM.
- Realizada campanha publicitária para divulgação e utilização do Número Europeu de Emergência - 112.
- Criada em Novembro a primeira página na Internet do INEM.
2000
- Inauguração do CODU Algarve, que recebe 34761 chamadas nesse ano.
- A rede de VMER alarga-se aos hospitais de Leiria, Guarda, Viseu, Aveiro, Setúbal, Faro e Centro Hospitalar de Coimbra.
- A base da viatura médica do CODU Centro é transferida para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
1999
- É criado, em Fevereiro, o Gabinete de Avaliação e Estatística do INEM.
- Abertura da VMER do Hospital Pedro Hispano, no Porto.
- O INEM colaborou no Plano Nacional de Numeração Telefónica, que visava a mudança do Número de Emergência Médica 115 para o Número Europeu de Emergência 112.
- Estabelecido protocolo de colaboração com a Linha Saúde 24, criada para apoio pediátrico. Esta linha recorreu com frequência ao CIAV, colocando em contacto o consultante com o médico de serviço.
- O CIAV colaborou com o Instituto Português da Droga e Toxicodependência, no âmbito do Sistema Nacional da Informação sobre a Droga e Toxicodependência.
- O CODU-MAR completa 10 anos de existência.
1998
- O INEM participou no planeamento, organização e execução da Exposição Mundial de Lisboa - EXPO 98.
- Iniciado o processo para interligação das centrais de emergência 112 às centrais telefónicas do CODU.
- Aplicado protocolo entre o INEM e a PSP do Porto: todas as chamadas relativas à saúde recebidas na central 112 da PSP são transferidas para o CODU Norte.
- Inaugurado, em novembro, o Centro de Formação do Porto.
- O CIAV passa a funcionar 24 horas por dia.
- Publicado o Decreto-Lei 94/98 que tornou obrigatória a comunicação ao CIAV da composição química dos produtos, aquando da sua colocação no mercado.
- Apoio do INEM aos seguintes eventos: VIII Cimeira Ibero-Americana, reunião dos Ministros da Defesa da NATO, Queima das Fitas de Coimbra, inauguração da EXPO 98, inauguração da Ponte Vasco da Gama, entre outros.
- Entra em funcionamento a VMER do Hospital da Figueira da Foz.
1997
- Dois helicópteros juntam-se à rede de meios do INEM. Sediados no aeródromo de Tires e no Hospital Pedro Hispano, no Porto, prestam serviço 12 horas por dia. Entram em funcionamento as VMER do Hospital de São João, no Porto, e no Hospital Garcia de Orta, em Almada.
1996
- Realizado acordo com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) com vista à implementação de um sistema de informação geográfica no CODU.
- Concebida a Viatura de Intervenção em Catástrofe (VIC).
- Entra em funcionamento a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santo António, no Porto, num total de quatro entregues ao CODU Norte.
- Iniciado no Verão o serviço de helitransporte de doentes com o patrocínio da OPEL e o apoio do Hospital de S. Francisco Xavier para a evacuação de sinistrados e doentes urgentes na zona sul do País.
- Entra em funcionamento a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do CODU Centro com sede na delegação.
1995
- A presidência do INEM passa a ser ocupada por Custódio Joaquim Brás.
- Abertura do CODU Centro em Setembro, antecedida pela formação do pessoal médico e operadores da central.
- O INEM garantiu apoio médico ao Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, Rali de Portugal e Volta a Portugal em Bicicleta.
- Início de atividade da VMER do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.
- Decidida a criação de um sistema informático para o registo dos verbetes de socorro e transporte.
- Participação no exercício Lince 95 no âmbito do Serviço Nacional de Proteção Civil.
1994
- Participação nos eventos Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 e Volta a Portugal em Bicicleta.
1992
- Toma posse como Presidente do INEM o cirurgião João Luís Malato Correia.
1991
- Custódio Joaquim Brás é nomeado Presidente do INEM em regime de substituição.
- Abre o CODU Norte, abrangendo uma população de cerca de 1 milhão e 200 mil habitantes.
- Os hospitais de São Francisco Xavier, em Lisboa, e de Cascais acolhem cada um, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
1990
- Publicado o Decreto-Lei que institucionalizou o número 115 como Número Nacional de Socorro.
- Os técnicos de telecomunicações de emergência passam a exercer funções no CODU, deixando os Médicos de atender chamadas e ativar os meios de emergência.
- Entra em funcionamento uma Viatura Médica de Intervenção Rápida (VMIR) no eixo Amadora-Cacém.
- Realizadas as 2ªs Jornadas de Emergência Médica, com o objetivo de aferir o trabalho desenvolvido desde 1980, no Sistema Integrado de Emergência Médica.
- O INEM prestou apoio médico ao Grande Prémio de Portugal Fórmula 1, assim como à Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da CEE e à Cimeira Luso-Espanhola.
- O INEM apoiou o Governo da República de Cabo Verde aquando da visita do Papa João Paulo II ao país africano.
1989
- Entra em funcionamento a primeira Viatura Médica de Emergência e Reanimação. Fica sediada em Lisboa, na Rua Infante D. Pedro.
1987
- A ministra da Saúde, Leonor Beleza, inaugura o Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa. As chamadas de emergência passam a ser atendidas por 23 médicos que encaminham cada caso 24 horas por dia.
- Começa a funcionar o Subsistema de Transporte de Recém-Nascidos de Alto Risco.
1985
- Planeado e lançado à experiência, na cidade de Lisboa, o Subsistema de Socorros de Emergência Médica a Recém-Nascidos de Alto Risco, que funcionava em colaboração com os Departamentos de Cuidados Intensivos de Pediatria hospitalares.
- Coube ao INEM a proteção na área da saúde a todas as visitas oficiais ao país. Destacam-se das individualidades a rainha de Inglaterra, Isabel II, e o Presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Regan.
- Equipas do INEM acompanharam diversos eventos desportivos, tais como o Grande Prémio de Portugal - Fórmula 1, o Rally de Portugal e Rally do Algarve ou o Campeonato do Mundo de Motos de Fórmula 1.
1984
- O INEM participa num simulacro no Aeroporto de Lisboa, no âmbito da prevenção de catástrofes, colaborando com o Serviço Nacional de Proteção Civil.
- Cinco equipas médicas acompanham o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1. Vestem fatos-macacos e bonés amarelos e deslocam-se em Volkswagen Golf. O INEM apoia também o Rally Vinho do Porto.
- O INEM passa a acompanhar comitivas de Chefes de Estado e outras entidades internacionais de visita a Portugal.
1983
- Celebrado acordo com a Cruz Vermelha Portuguesa no que respeita à formação básica de socorrismo a corpos de Bombeiros que não fizessem parte do SIEM.
- Participação do INEM em eventos internacional, como o Joint Civil Military Group/NATO ou na reunião de Consultores da Organização de Serviços de Emergência Médica no âmbito da Organização Mundial de Saúde.
- Realizados spots publicitários na rádio e televisão sobre o então Número Nacional de Socorro, o 115.
- Para além do Curso para Tripulante de Ambulância, o INEM organiza vários tipos de formação como forma de melhorar o sistema de socorro. Elementos da PSP e dos Bombeiros são abrangidos, num total de 1.496 participantes.
- Sai o Número 0 da revista Emergência Médica, do INEM. Custa 50 escudos.
1982
- É iniciado em março o primeiro “Curso para Tripulantes de Ambulância”, com a duração de cinco semanas completas, sendo uma delas realizada na própria ambulância. Durante este ano foram realizados mais dois cursos deste tipo, para um total de 60 tripulantes.
- Feita a cobertura em termos de Emergência Médica da visita do Papa João Paulo II a Portugal, no mês de maio.
- Em junho é integrado no INEM o Centro de Informação Antivenenos (CIAV), criado em 1963 por iniciativa do médico Filipe Vaz e denominado na altura Centro SOS. Só no primeiro ano, a equipa de médicos que atende três linhas telefónicas recebe 10 904 chamadas, cerca de 30 por dia.
- Durante este ano, foram celebrados acordos com a Polícia de Segurança Pública e o Serviço Nacional de Bombeiros e feitos os primeiros contactos com a Cruz Vermelha Portuguesa, com vista à implementação do Sistema Integrado de Emergência Médica.
1981
- A 3 de agosto é criado o Instituto Nacional de Emergência Médica. O cardiologista Francisco Rocha da Silva assume a presidência da Instituição.
- Estabelecidas as bases da colaboração dos corpos de Bombeiros no Sistema Integrado de Emergência Médica. Este acordo foi negociado com o Serviço Nacional de Bombeiros e a Liga dos Bombeiros Portugueses.
- Realizados os primeiros cursos de formação em técnicas de Emergência Médica, dirigidos a médicos e enfermeiros, com colaboração de profissionais do estrangeiro.