INEM atribui Ambulância aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho assinam amanhã, dia 1 de maio, um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM).
A partir desta data, este corpo de bombeiros passa a operacionalizar uma ambulância de socorro do INEM que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho, reforçando-se a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita.
O INEM inicia assim, em 2017, o processo que tem por objetivo completar a cobertura dos 20 concelhos do país que ainda não dispõe de uma Ambulância do INEM. Atualmente estão em funcionamento 300 PEM, em 257 dos 278 concelhos de Portugal Continental. A estes PEM estão atribuídas 316 ambulâncias, já que 16 destes Postos têm duas ambulâncias do INEM, dado o volume de serviço que registam. Refira-se ainda que existem 26 concelhos com mais de uma Ambulância do INEM, atribuídas antes da entrada em vigor da regulamentação desta atividade, o despacho n.º 10109/2014 de 6 de agosto que determinou a existência de um PEM em todos os Concelhos de Portugal Continental.
Para constituição do PEM nos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, o INEM compromete-se a ceder uma ambulância e respetivo equipamento, procedendo ao pagamento de um prémio de saída por cada serviço prestado, bem como à atribuição de um subsídio trimestral fixo. Por sua vez, os Bombeiros Voluntários de Espinho asseguram a operacionalidade do meio de socorro e a respetiva tripulação para cumprimento das missões de emergência médica determinadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.
As ambulâncias de socorro são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde e cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. A Ambulância está equipada com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência às vítimas de paragem cardiorrespiratória.
A cerimónia de assinatura do protocolo tem lugar às 10 horas no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho.
