INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica
Ligue 112

Notícia

INEM colabora em Mass Training de SBV na Arena D`Évora
17.03.2017  
G

Decorre hoje uma ação de Mass Training em Suporte Básico de Vida na Arena D`Évora. Serão realizadas duas sessões de treino entre as 10h00 e as 13h00, no período da manhã, e entre as 14h30 e as 17h30, no período da tarde. O objetivo é ensinar os participantes a atuar em situações de emergência médica, designadamente aprender a realizar corretamente manobras de reanimação.

Sabe o que fazer caso se depare com uma vítima inconsciente? E caso seja necessário fazer compressões cardíacas, está preparado para atuar? É de extrema importância que qualquer pessoa que se depare com uma vítima inconsciente saiba prestar as primeiras medidas de auxílio adequadas.

Para Hélder Ribeiro, responsável pelo Centro de Formação da Delegação Regional Sul do INEM, as ações de Mass Training em SBV que o INEM tem vindo a promover ou nas quais tem vindo a colaborar:
“Pretendem promover o fortalecimento da Cadeia de Sobrevivência e criar as bases para uma cidadania cada vez mais responsável! É saber como reagir e o que fazer no mais crítico momento da vida de alguém, quando o coração está parado e precisa das mãos amigas de qualquer cidadão para suportar a vida com compressões e ventilações, até que os serviços de emergência médica possam intervir na situação.”

A iniciativa tem a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias centenas de pessoas, uma vez que a ação é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Os participantes são organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem um sistema de multimédia para que todos(as) tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar. Segue-se depois a realização de exercícios práticos das manobras em manequins.

A participação nesta ação é gratuita e aberta a toda a população: crianças, adultos, idosos, pessoas sozinhas ou em grupo. Todos(as) são convidados a participar neste treino em Suporte Básico de Vida, recomendando-se apenas a utilização de roupa e calçado confortáveis.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do Número Europeu de Emergência - 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

CIAV
INEM TV
DAE
INEM Kids
 
Seja mais rápido que um Enfarte
Seja mais rápido que um AVC
Obrigado
INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica
Ministério da Saúde
design by Slingshot powered by Wiremaze Símbolo de Acessibilidade à Web [D]