11-04-2018

INEM participa em Exercício “PROCIV – Serra de Ossa 2018”

Nos passados dias 7 e 8 de abril foi realizado um Exercício de Proteção Civil a nível distrital “PROCIV – Serra de Ossa 2018”, em Estremoz, no Parque de Feiras e Exposições da Zona Industrial de Estremoz.

 

Este exercício foi um dos maiores exercícios multiagentes realizado nos últimos anos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil – ANPC. Estiveram envolvidos cerca de 1.000 operacionais e 100 viaturas das várias entidades que integram o sistema de Proteção Civil: Corpos de Bombeiros, Forças Armadas, Força Especial de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Infraestruturas de Portugal, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Instituto Nacional de Emergência Médica, Juntas de Freguesia dos municípios participantes, Polícia de Segurança Pública, Portugal Telecom,  Sapadores Florestais, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Administração Regional de Saúde do Alentejo; AFOCELCA, Águas do Vale do Tejo, Centro Distrital de Segurança Social de Évora, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa e Hospital Distrital do Espírito Santo de Évora, Serviços Municipais de Proteção Civil.

 

Neste exercício, que teve como cenário um incêndio florestal, foram testados os processos de decisão estratégica de comando operacional e dos sistemas de comunicação de apoio à decisão operacional.

 

Esta ação contou com a participação dos serviços municipais e juntas de freguesia do Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, que serviram de cenário para as ocorrências simuladas.

 

A ANPC, para além do empenhamento do Comando Nacional de Operações de Socorro que garante a supervisão do Exercício, contou também com a participação do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, que garantiu o comando da operação de socorro e dos CDOS de Beja, Portalegre e Setúbal.

 

O INEM participou, em colaboração com a ANPC, no planeamento do exercício; desenvolveu todas as ações necessárias para uma resposta imediata às solicitações do exercício, em concreto no âmbito da emergência médica; e disponibilizou meios, recursos e pessoal para a realização do exercício.

 

O Secretário de Estado da Proteção Civil, o Presidente da ANPC, o Comandante Nacional da ANPC e estruturas de topo da GNR, Marinha e Exército marcaram presença no local do exercício, tendo participado na sua avaliação.

imagem do post do INEM participa em Exercício “PROCIV – Serra de Ossa 2018”
Voltar