11-02-2018

Dia Europeu do 112: o número que salva vidas!

Comemora-se hoje, dia 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112. O INEM aproveita esta data para recordar uma informação que pode salvar vidas: em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades.

 

 

O 112 é um número que há já 21 anos faz parte da vida dos portugueses. Sendo o Número Europeu de Emergência, está disponível também em Portugal para todos aqueles que precisem de ajuda das autoridades, seja em situações de assaltos ou roubos, incêndios, acidentes ou doenças súbitas.

 

 

As chamadas efetuadas para o 112 são sempre atendidas numa central de emergência por agentes da Policia de Segurança Pública (PSP) e militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), que canalizam para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.

 

 

A colaboração dos cidadãos é absolutamente fundamental para um rápido e eficaz socorro às vítimas, devendo informar de forma simples e clara:
• A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
• O número de telefone do qual está a ligar;
• O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
• O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
• As queixas principais e as alterações que observa;

 

 

Em 2017 foram atendidas pelos CODU do INEM 1.368.141 chamadas de emergência transferidas pelo Número Europeu de Emergência -112. O atendimento destas chamadas deu origem ao acionamento de 1.269.196 meios de emergência, desde ambulâncias (de socorro, de emergência médica, suporte imediato de vida ou transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.

 

 

“A Emergência Médica começa em si! Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!” é mais do que o slogan institucional do Instituto. É um alerta, e um pedido de colaboração a todos os cidadãos que usem o número europeu de emergência.

 

 

O sucesso da missão do INEM é apenas possível se o cidadão participar ativamente no sistema de emergência, ligando 112 em caso de emergência médica e colaborando com os profissionais dos CODU. Quanto maior for o conhecimento do cidadão sobre a forma correta de ativação dos serviços de emergência médica mais eficiente será a atuação do INEM, daí a importância do Dia Europeu do 112 para fazer chegar esta mensagem aos cidadãos.

imagem do post do Dia Europeu do 112: o número que salva vidas!
Voltar