10-11-2017

SIEM, uma prova de eficiência.

Lisboa é nos dias de hoje considerada em todo o mundo uma das melhores cidades para viver, comer, dormir, visitar, investir e divertir. Convida a uma visita curta ou a uma estadia prolongada, com atividades para todos os públicos ou idades e iniciativas culturais permanentes um pouco por todo o lado e a toda a hora. De facto, é impossível ficar indiferente!

 

Foi por isso que um jovem casal de 60 anos a escolheu para passar alguns dias, fazendo questão de planear a estadia de forma a garantir um espaço que lhes oferecesse um momento de descanso com vista sobre a cidade.

 

Infelizmente, um acidente provocou a queda da senhora quando se encontravam numa zona de difícil acesso, bem no topo do edifício! Com dores e sem se conseguir mover, ligaram 112. A chamada atendida pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Sul resultou no accionamento para o local de uma Ambulância de Emergência Médica.

 

Trabalho de equipa entre os TEPH Marisa Henriques, Eurico Ruivo e Marta Rodrigues e os bombeiros do RSB de Lisboa.
Após a avaliação da situação, os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, suspeitando de uma fratura, viram-se sem forma de transportar a vítima pelas escadas apertadas e demasiado inclinadas por onde tinham entrado. A única solução era mesmo… pelo telhado!
Foi por isso solicitada a colaboração do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa.

 

Para ser seguro, eficiente e confortável para a doente, o processo exigiu uma profunda coordenação entre as equipas no terreno. Primeiro, foram concluídos os cuidados de saúde necessários para garantir a estabilização da vítima ainda no pequeno espaço onde se encontrava, depois, com recurso a uma auto escada, os bombeiros extraíram a senhora da cobertura do edifício até ao solo, de onde foi levada de ambulância até ao hospital, onde prosseguiu o seu tratamento.

 

Porque numa situação de emergência, Lisboa também soube cuidar deles, acreditamos que este casal seguramente não esquecerá esta cidade e os portugueses.

 

Rápidas melhoras. Obrigado pela confiança!

imagem do post do SIEM, uma prova de eficiência.
Voltar